A equipe técnica do setor de atendimento pré-hospitalar (192) participou, entre os dias 9 e 10 de agosto, de uma capacitação sobre o resgate aeromédico. A atividade foi realizada na sede do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, em Campinas, e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância. Os profissionais receberam instruções do tenente e enfermeiro de voo da PM, Jarbas Brugneroto.
Segundo a coordenadora do setor 192, Adriana Pacheco, a familiarização com esta modalidade de resgate é necessária em face da grande diversidade de profissionais que atuam nas ocorrências: “A familiarização com este tipo de resgate é oportuna para o conhecimento geral das intervenções, o que facilita e agiliza a integração técnica dos profissionais envolvidos”, disse.
A capacitação abordou a segurança ocupacional, o acionamento e a regulação do serviço de resgate aeromédico na região de Campinas e a medicina aeroespacial aplicada aos aeronavegantes e às vítimas nos resgates aeromédicos.
Adriana destacou que a capacitação teve como objetivo evidenciar os procedimentos das operações de resgate aéreo, além de orientar os profissionais das bases terrestres sobre quando acioná-lo e como oferecer o apoio técnico durante as operações.
“O transporte aeromédico é uma atividade complexa e requer uma aplicação cautelosa de segurança e ações adequadas. Os profissionais foram esclarecidos sobre quando acionar o recurso aéreo, bem como as diversas operações de emergência envolvidas dentro e ao redor da aeronave”, explicou a coordenadora.
Por Amauri de Souza (MTB – 27493)
Fotos: Divulgação




VEJA TAMBÉM
Quando o riso estaciona no Engenho Central
Suzano abre inscrições para Jovem Aprendiz, Estágio Técnico e Estágio Superior
Jovens Talentos de Americana brilham em novo capítulo do documentário “Americana Conta sua História: em Fatos e Prosa”