26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Entenda sobre o WhatsApp Marketing e SMS para eleições

Compartilhe essa notícia!

O WhatsApp se transformou em uma ferramenta essencial na rotina de muitas pessoas, mas também de empresas e, até mesmo, de candidatos a cargos políticos por todo o Brasil.

A facilidade no envio de mensagens pelo aplicativo é o motivo do seu grande destaque atualmente. 

Afinal, ele pode ser usado em várias estratégias de comunicação e envio de campanhas de marketing.

Sabendo desse potencial, uma empresa de reforma comercial pode facilmente investir no WhatsApp para conquistar novos clientes e divulgar o seu trabalho.

Do mesmo modo, uma campanha eleitoral ganha muito mais eficiência ao utilizar o aplicativo para se comunicar com o público, divulgando as suas propostas e metas de atuação.

O envio de SMS também pode ser um meio de transmitir conteúdos e informações para os eleitores de um candidato, assim como para os clientes de uma empresa.

Mas, como utilizar essas ferramentas para impactar e alcançar de modo eficiente diferentes pessoas, trazendo resultados efetivos para essas campanhas?

Se você quer saber mais sobre o tema, siga na leitura deste artigo e entenda as diferentes estratégias possíveis para o uso do WhatsApp Marketing e dos SMS em períodos eleitorais.

Como o WhatsApp e o SMS podem ajudar uma campanha?

O WhatsApp Marketing se tornou um modo bastante prático e econômico de fazer com que cada vez mais pessoas sejam impactadas durante uma campanha.

Apesar de não ser um aplicativo específico, o WhatsApp Marketing é uma forma de utilizar o mensageiro para se comunicar facilmente com os clientes de uma empresa de pintura predial ou com os eleitores de uma campanha.

Com o WhatsApp Business, que foi desenvolvido especialmente para oferecer ferramentas comerciais, muitos negócios ganharam funcionalidades interessantes, tais como:

  • A lista de transmissão de mensagens;
  • O envio de conteúdos personalizados;
  • O uso de respostas automáticas;
  • As métricas de recebimento e abertura de mensagens;
  • Entre outros pontos.

Isso quer dizer que tanto um candidato político quanto um estabelecimento especializado em sistema de automação de escritório podem usar o aplicativo para uma comunicação instantânea com o seu público.

O SMS também é um meio eficiente de impactar pessoas, garantindo que uma mensagem seja recebida rapidamente pelo destinatário ao enviar o conteúdo para o celular dele.

Esses materiais podem ser utilizados para várias finalidades, tais como encaminhar as pessoas para o site da empresa, ou para enviar uma atualização importante sobre a campanha, etc.

Além disso, é possível aliar estratégias de Outbound Marketing para impactar mais eleitores, como a impressão e distribuição de panfletos, que estão sempre presentes no período eleitoral.

Com isso, toda a campanha de marketing vai trazer resultados bastante positivos, fazendo com que o objetivo de divulgação e alcance de pessoas cresça expressivamente.

Como qualificar os leads impactados por WhatsApp e SMS?

Muitas empresas que utilizam ferramentas como o WhatsApp Marketing e o SMS para se relacionar com o seus clientes sabem da importância de se qualificar os leads.

Afinal, para que os números e os retornos de uma campanha de divulgação do serviço de polimento de mármore sejam mais assertivos, é preciso que eles representem dados reais.

Isso quer dizer que quando uma empresa possui uma grande lista de contatos, ela precisará trabalhá-la adequadamente para saber quais daqueles leads possuem sinergia ou interesse nos produtos oferecidos.

Do mesmo modo, um candidato político que utiliza o WhatsApp e o SMS para enviar conteúdos para seus eleitores deve saber quais deles estão acompanhando e interagindo com o contato.

As métricas são maneiras práticas de identificar essas informações.

Ao utilizar uma lista de transmissão para enviar um determinado conteúdo de modo individual para um grande número de pessoas, é possível saber quais delas receberam e leram a mensagem e também as que não forem entregues.

Assim, é possível remover os leads que bloquearam o contato no aplicativo, deixando a lista mais coerente e direcionada apenas ao público interessado.

Com o SMS, o destinatário que não deseja receber atualizações pode cancelar a inscrição com uma resposta simples, utilizando temos como “sair” para isso.

Desse modo, apenas as pessoas que desejam receber esses conteúdos serão impactadas, fazendo com que a campanha faça mais sentido.

Para os candidatos que possuem um site ativo na internet, é interessante disponibilizar o número de contato e um campo para que os visitantes possam deixar os seus dados e receber mensagens posteriormente.

Assim, a lista de leads vai crescendo organicamente, permitindo que o envio de mensagens seja assertivo e impacte cada vez mais pessoas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!