25 de abril de 2024

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Entenda sobre a importância do marketing jurídico

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O marketing jurídico é importante para que esses profissionais consigam atrair mais clientes. No Brasil, são mais de 1 milhão de advogados ativos, o que significa um mercado muito competitivo.

O marketing em si é importante para a sobrevivência de qualquer negócio, independentemente de seu nicho de atuação.

Com um mercado em expansão para todos os profissionais, investir em marketing é uma necessidade que não pode ser adiada.

Para os profissionais da área jurídica, investimentos em marketing também são necessários, mas sem desrespeitar o código de ética da OAB.

Se esses profissionais são proibidos de fazer uso das estratégias em marketing e publicidade para se promoverem, como então ganhar destaque no mercado e conquistar clientes?

A internet trouxe um novo comportamento para o consumidor, que preza pela confiança, antes de adquirir qualquer coisa. Sendo assim, a informação vem em primeiro lugar quando se trata do consumidor moderno.

Pesquisar informações na internet antes de fechar um negócio é um hábito cada vez mais comum, por isso o marketing digital trouxe estratégias que visam a criação de um conteúdo de valor.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias e é perfeito para os profissionais da área jurídica.

O que é marketing jurídico?

O marketing jurídico é uma estratégia que tem como missão consolidar o profissional de Direito, para que este obtenha resultados. Assim como qualquer empresa ou profissional, este setor também almeja alguns resultados.

Estes podem projetar mais autoridade em determinado assunto, escrever para um público-alvo específico e ter mais interação com clientes e outros profissionais. 

Mas também há a necessidade de prospectar novos clientes, para o sucesso e o próprio sustento do profissional.

Para não ferir as diretrizes da OAB, o marketing jurídico, principalmente no meio digital, se utiliza de estratégias que têm como foco a promoção do bom direito.

As limitações do marketing jurídico

Empresas comerciais, como uma que ofereça o serviço de remoção de terra e entulho, por exemplo, podem fazer uso das mais variadas formas de marketing hoje existentes.

Para os profissionais do Direito, ao contrário, existem diversas restrições quanto ao uso de marketing e publicidade a esses profissionais. 

O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil dedica um capítulo inteiro para essa questão.

No final do ano de 2015, foi aprovado um novo código, que entrou em vigor em 1º de setembro de 2016. 

Este contempla os meios digitais, aprovados para veicular conteúdo informativo, sempre com discrição e sobriedade, proibindo o uso da advocacia como um comércio.

Como todo outro profissional, os advogados também precisam se estabelecer no mercado e ganhar seu espaço. Portanto, investir em marketing jurídico tem suas vantagens, como:

  • Possibilidade de atingir um grande número de pessoas;
  • É um marketing mensurável;
  • Construção de um bom relacionamento digital;
  • Excelente relação custo-benefício.

Para conquistar essas vantagens, as estratégias do marketing jurídico são mais focadas no marketing digital, mais precisamente no marketing de conteúdo.

O que são marketing digital e marketing de conteúdo

Se os profissionais de direito fazem uso desses recursos para conseguirem se estabelecer em um mercado tão competitivo, torna-se indispensável saber o que é o marketing digital e um de seus pilares, conhecido como marketing de conteúdo.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que são realizadas na internet por uma empresa ou profissional. 

Atualmente, é a principal maneira de fazer marketing, pois as pessoas estão cada vez mais conectadas e imersas na internet.

O marketing digital pode ser aplicado por diversos tipos de empresa. Uma empresa de treinamento de combate a incêndio pode usar o marketing digital para alcançar seu público e atingir suas metas e objetivos.

Para veicular os conteúdos do marketing pela internet, são utilizados canais como blogs, sites, mecanismos de busca, e-mail, redes sociais, entre outros. 

Mas mais do que vender, o marketing digital está focado em entender as dores e desejos dos consumidores, e isso é feito por meio de diversos pilares.

Um deles é o marketing de conteúdo, meio mais utilizado pelos profissionais de Direito e também por diversos outros tipos de empresas.

Uma empresa de demolição de estruturas, por exemplo, pode fazer uso do marketing de conteúdo para atingir os resultados que essa estratégia traz.

Os resultados foco são maior engajamento do público e fazer crescer a rede de clientes e potenciais clientes. Isso é possível porque são criados conteúdos valiosos e relevantes, principalmente de cunho informativo.

Esses conteúdos envolvem e geram valor para os leitores. Estes, por sua vez, passam a ter uma percepção positiva da empresa ou profissional, sentindo-se atraídos para fazer negócio.

O marketing de conteúdo é importante porque ele permite a construção da identidade da empresa ou do profissional. Os advogados também precisam construir sua imagem para se aproximar de seu público-alvo.

Ao fazer uso dessa estratégia, os profissionais de direito conseguem ser encontrados por seu público-alvo. 

A produção de conteúdo colabora neste sentido, porque posiciona melhor o site ou blog desses profissionais nos motores de busca.

O relacionamento entre esses profissionais e seu público também melhora, uma vez que as pessoas passam um tempo em contato porque assim desejam e não porque foram interrompidas para notá-los.

Antigamente, as marcas costumavam interromper o cotidiano dos consumidores com propagandas, mas com o surgimento do marketing digital, empresas como a de gerenciamento de obras industriais têm um relacionamento mais próximo e duradouro com seus clientes.

O marketing de conteúdo pode ser compartilhado livremente, e quando isso acontece, é porque ele ajudou as pessoas com suas dúvidas. E é muito comum que as pessoas tenham dúvidas quando o assunto diz respeito a leis, direitos e deveres.

Os conteúdos publicados a partir dessa estratégia ficam no ar por tempo indeterminado, o que significa não haver necessidade de investimentos constantes. Mas além de todas essas vantagens, o marketing também é importante, porque:

  • Permite acompanhamento dos resultados;
  • Aumenta a visibilidade do profissional;
  • Educa o público;
  • Cria defensores do seu serviço.

Por ser versátil, o marketing de conteúdo pode ser aplicado a qualquer tipo de produto ou serviço, desde instalação elétrica externa até os mais variados nichos. 

Em relação aos profissionais de direito, ao usar o marketing de conteúdo também precisam saber usar boas estratégias de marketing digital.

Como usar o marketing digital na área jurídica?

Para que uma estratégia em marketing jurídico digital dê certo, é necessário seguir alguns princípios. 

Isto evita o rompimento com as normas da OAB, ao mesmo tempo em que impacta positivamente o profissional.

A primeira estratégia para implantar o marketing digital na área jurídica é produzindo conteúdo relevante. O conteúdo relevante é importante para qualquer empresa hoje em dia.

O consumidor pesquisa muito. Se ele quer contratar, por exemplo, empresa de portaria virtual, vai pesquisar muito antes de escolher aquela que considera ideal, e isso vai depender do que ele encontrar na internet.

Conteúdo relevante é todo material que os profissionais de direito considerarem relevante para seu público-alvo. Sendo assim, é necessário que esse conteúdo seja direcionado ao público em questão.

Portanto, se seu escritório lida com questões trabalhistas, é necessário criar conteúdos voltados ao direito trabalhista. Este é o interesse do seu público-alvo.

Causar boa impressão, principalmente na questão visual. Se uma loja fornecedora de extintor a base de espuma precisa de um visual agradável para seu site ou blog, um site ou blog da área jurídica precisa ser impecável.

É importante cuidar dos detalhes relacionados ao site ou blog, mas também ao logotipo, cartão de visita, papel timbrado, aparência pessoal e também nos perfis das redes sociais.

Faça com que seus canais de contato sejam de fácil acesso. Isso quer dizer: responder rapidamente mensagens de e-mail, mensagens nas redes sociais e dúvidas deixadas no site ou blog.

A rotina de um profissional de Direito ou escritório de advocacia é muito dinâmica e agitada. Por isso, é importante que haja um profissional responsável por responder a essas mensagens.

Estabeleça um bom relacionamento com os seus clientes. É por meio deles que outras pessoas ficarão sabendo dos seus serviços e entrarão em contato com você.

Participar de canais jurídicos na internet também é importante. Na internet existem diversos, por lá, os profissionais podem fazer um cadastro com alguns dados de contato. A partir disso, responderão a perguntas de pessoas que precisam de auxílio.

Esse tipo de auxílio virtual é uma excelente oportunidade para mostrar que o profissional tem domínio e autoridade sobre um assunto.

A internet promove o marketing de conteúdo como o melhor canal de marketing jurídico atual. 

Estar presente na internet é importante para uma empresa de instalação de rede de proteção, mas também é importante para o profissional de Direito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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