19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Entenda os riscos de empinar a motocicleta

Compartilhe essa notícia!

Entenda por que a prática de empinar moto é perigosa e pode acabar resultando em acidentes sérios 

Você com certeza já viu alguém empinando uma moto e ficou pensando se aquilo é uma prática segura e livre de riscos, não é mesmo? A resposta para essa pergunta é não! Na verdade, é um ato perigoso e pode ser considerado crime, fazendo com que o motociclista perca a carteira de motorista em determinados casos. Apesar disso, muitos amantes dos veículos de duas rodas já pensaram em como seria fazer tal manobra, ainda mais quando na internet conseguimos encontrar tutoriais que tratam a prática como algo normal e apenas um momento radical. 

Além disso, podemos dizer que no longo universo das manobras feitas em motos, a arte de empinar é uma das mais famosas, e já foi vista como um verdadeiro rito de passagem para quem gosta de manobras radicais. Porém, além de ser uma prática perigosa e com riscos, a moto pode acabar sendo prejudicada no processo se a manobra não der tão certo, fazendo com que o motociclista tenha que procurar novas peças para a moto e resolver qualquer possível problema.

Contudo, vale lembrar que essa é uma prática ainda muito realizada mesmo com todos os riscos , principalmente por jovens que querem testar o próprio limite e provar que também conseguem fazer manobras mais ousadas. Aliás, infelizmente, nem mesmo os riscos fazem com que eles desistam de conseguir completar a manobra sem sofrer nenhum tipo de queda. 

Você confere abaixo alguns riscos que empinar moto pode ter/trazer e como isso pode ser considerado crime em algumas situações.

Os riscos de empinar moto 

Acidentes e lesões

Sem dúvidas, o maior risco de empinar moto é um potencial acidente durante a prática, o que pode gerar lesões sérias. Quando o motociclista perde o equilíbrio durante a manobra, isso pode resultar em quedas, e as consequências costumam variar entre leves escoriações e lesões consideradas mais graves, como fraturas na coluna, traumatismo craniano, entre outras. Mesmo que o piloto tenha anos de habilidade, o ambiente pode acabar se tornando imprevisível, já que as ruas podem ter um buraco ou um veículo pode aparecer de forma inesperada.

Danos à moto 

Além dos riscos pessoais, empinar a moto pode trazer danos à moto, visto que a manobra submete partes da motocicleta e coloca pressão e tensão em partes que não foram projetadas para isso. Um dos exemplos é que, caso isso seja feito com frequência, a suspensão traseira e os freios podem acabar sofrendo desgaste prematuro. Os problemas também podem acontecer a longo prazo, fazendo com que o motociclista tenha que gastar muito dinheiro em reparos e, em alguns casos, a moto precisa ser substituída por outra. 

Questões legais 

As implicações legais são tão preocupantes quanto qualquer risco pessoal, já que em muitos locais realizar esse tipo de manobra é proibido. A razão para isso é extremamente clara a segurança do piloto e também de outras pessoas , ainda mais quando falamos de vias movimentadas. Caso o motociclista seja flagrado empinando a moto em uma dessas circunstâncias, ele pode acabar recebendo multas pesadas, perdendo pontos na carteira e até mesmo ter a moto apreendida. Esse é um ponto que deve ser levado muito a sério. Afinal, o amor por motos deve andar lado a lado com a segurança de todos. 

É importante ressaltar que, caso você tenha vontade de fazer algum tipo de manobra radical envolvendo uma moto, é necessário que isso seja feito de maneira segura e seguindo todas as normas de segurança para que nenhum acidente grave aconteça. Ainda, os itens de segurança, como capacete, são essenciais em qualquer situação. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!