14 de dezembro de 2024

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Entenda a importância de uma campanha de marketing digital bem estruturada

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A evolução das tecnologias trouxe o acesso quase universal das pessoas ao mundo digital, possibilitando que inúmeras empresas aproveitassem dessa realidade para investir pesado em suas campanhas de marketing digital, principalmente para aumentar a visibilidade e as vendas.

 

Uma empresa que entende a força da internet, sabe que precisa investir em marketing digital, que são estratégias focadas em divulgar campanhas para conquistar clientes que estão navegando na internet em seus celulares e computadores.

 

Isso ocorre porque é cada vez mais comum ver os consumidores buscarem por produtos e serviços na internet por diversos motivos. Entre eles:

 

  • Variedade de opções;
  • Variedade de preços;
  • Diversas opções de atendimento;
  • Fácil acesso à informação sobre os produtos.

 

A internet possibilita que as pessoas tenham acesso a uma livre concorrência, maior do que é encontrado em suas cidades, assim elas podem buscar exatamente o produto que desejam e com preços competitivos entre si. 

 

Além disso, com o crescimento das empresa de segurança eletrônica, tornou-se bem mais seguro comprar pela internet, quebrando aquele tabu que dizia que é um local de golpistas, pelo contrário, há muitas empresas sérias trabalhando no ramo digital.

 

Prova disso é o alto investimento dessas empresas no atendimento aos clientes na esfera digital. Equipes enormes atendem diariamente um número elevadíssimo de pessoas pelo chat da empresa, e-mail, redes sociais e até aplicativos de mensagens.

 

Por fim, o mundo digital é o local onde os consumidores se tornam os especialistas em todos os assuntos, isso pela enorme divulgação de vídeos diários sobre diversos assuntos, com comparação e amostragem de produtos como eletrônicos e cosméticos.

 

Isso fez com que o consumidor se tornasse muitas das vezes mais sábio que os vendedores das lojas físicas, impossibilitando que fossem enganados ou de comprarem algum produto de qualidade inferior por um preço acima de seu valor de mercado.

 

Sob todas essas perspectivas, surgiu então a necessidade de estruturar uma campanha de marketing digital que acolhesse todas as necessidades da empresa, que pode ser de jateamento industrial ou qualquer outra. O foco é aumentar as vendas pelo engajamento. 

 

Neste artigo, abordaremos um pouco dessa importância e como estruturar uma campanha de marketing digital levando sempre em conta a realidade de cada empresa. Apresentaremos diversas opções. Então vamos lá! 

Conheça seu produto e seu cliente 

Toda e qualquer campanha de marketing enaltece o produto ou serviço que será vendido e coloca o cliente em estado de necessidade para comprá-lo, é preciso que o consumidor veja uma oportunidade de comprar aquele produto e tê-lo em mente todo o tempo.

 

Uma empresa que confia em seu potencial de venda e tem um produto com um excelente potencial, já tem parte do caminho andado para a estrutura de uma campanha de marketing digital bem estruturada.

 

Definir o seu cliente é importante para saber para quem você está vendendo, bem como mostrar o caminho de como as suas campanhas serão elaboradas e para quem serão destinadas. 

 

Pense em uma empresa que faz a distribuidora de flores, quais são os clientes em potencial dessa empresa? Quais são os motivos que fazem as pessoas adquirirem flores? Como essas pessoas vivem? Quando compram flores? Enfrentam problemas? 

 

 As campanhas devem ser destinadas a essas pessoas. Sejam casais apaixonados no dia dos namorados, ou noivos que desejam se casar e precisam decorar a igreja, mas também existem as funerárias que precisam montar os velórios. 

 

Viu como existem diversos campos em um único segmento?

 

Por isso, é preciso definir e, se possível, atuar um pouco em cada campo de forma eficaz e segura, assim será possível criar mais conteúdos e gerar melhor engajamento nas redes sociais, sites e blogs da empresa. Falaremos um pouco deles mais tarde. 

Execute a análise da concorrência 

Analisar a concorrência significa fazer um estudo de campo observando como agem as empresas do mesmo segmento que você e que já começaram a atuar com marketing digital há algum tempo. Isso pode levar a empresa a gerar insights, além de ter uma referência.

 

Então, a partir do momento em que existe algo para se referenciar, o plano de marketing pode se adequar a sua realidade e desenvolver uma campanha de marketing digital de maior sucesso. 

 

Analisar um concorrente gera resultados importantes. Isso porque, no momento da criação do site da empresa, é preciso olhar os pontos positivos e negativos. Além de ver os conteúdos divulgados nos blogs e redes sociais e como os clientes interagem com eles. 

Faça a escolha dos canais de divulgação 

É importante que em uma campanha de marketing digital invista em diversos canais de divulgação como blogs, sites, redes sociais e até jogos. Contudo, cada segmento será mais forte em algum tipo de plataforma.

 

Entender os motivos que fazem os clientes comprarem nessas plataformas é importante para gerar engajamentos nas outras, mas o foco principal deve ser nos locais que dão certo. 

 

Pense numa empresa de ADM de condominios SP, as pessoas chegam até a empresa por meio do site corporativo e marcam as reuniões e orçamentos tudo pelo site. Nas redes sociais apesar da campanha ser feita de maneira correta, há pouco engajamento.

 

Existe uma carência no site e as redes sociais não vão bem, então a prioridade precisa ser resolver os problemas do site, justamente por ser o canal de maior acesso. Com o tempo, será possível construir autoridade no assunto e alavancar as vendas. 

Entenda o que é uma campanha bem e mal estruturada

Note como uma campanha bem estruturada se diferencia das campanhas que vemos as pessoas fazerem simplesmente por entenderem que existe uma necessidade de ter um site e uma rede social. 

 

Falamos até agora de métricas importantes que um plano de marketing digital precisa ter para conseguir um engajamento nas redes sociais, sites e mecanismos de pesquisa. Além de conseguir uma geração de um renome reconhecido dentro do segmento proposto. 

 

Detalhe que não falamos sequer de Inbound Marketing, que é uma de marketing especializada em gerar clientes em potencial para a empresa e das estratégias SEO que aumentam o ranqueamento nos sites de pesquisa como Google e Bing.

 

Todos esses processos necessitam obrigatoriamente de pessoas capacitadas para entender quais são as pessoas que compram os produtos daquele segmento como de um  treinamento de calibração de instrumentos de medição ou qualquer outro.

 

É preciso entender as principais diferenças para se mencionar a importância de uma campanha de marketing digital bem estruturada. Então, passemos a ver algumas dessas principais diferenças, entrando em temas ainda não ditos.

A importância das palavras-chave

As palavras-chave são importantíssimas para gerar engajamento e ranquear a empresa nos mecanismos de pesquisa. Elas fazem parte das estratégias SEO que visam melhorar o ranqueamento no Google e no Bing.

 

Basicamente, se uma pessoa digitar assessoria contabil para empresas, por exemplo, em um desses sites, por conta das estratégias SEO, das palavras-chave, da descrição do conteúdo da página e até do endereço de pesquisa, deve aparecer a sua empresa.

 

Não necessariamente no topo, mas esse é o objetivo, assim a empresa se torna referência do assunto nesses mecanismos de pesquisa. Para que isso ocorra é preciso que até a estrutura dos textos escritos no site sejam realizados de maneira a atender esse objetivo. 

 

Em um site que não realiza uma boa campanha de marketing digital, esse tipo de tópico é ignorado, por mais que os conteúdos sejam de qualidade e acrescentem algo positivo e único para seus consumidores, infelizmente não é vista, logo não há engajamento.

 

O conteúdo deve ser estruturado para que seja possível ter o engajamento correto que dê valor ao esforço realizado para sua criação. 

 

Então uma pessoa pode ser a melhor do mundo em dar aulas de música, mas jamais ser vista por divulgar o trabalho de maneira errada. Enquanto outra pode ter foco em serviço de usinagem e conseguir diversos clientes pela divulgação correta.

Considerações finais 

Elaborar uma estratégia de marketing digital não é mais uma promessa ou um investimento. É uma necessidade de toda a empresa que deseja ter suas vendas elevadas e a manutenção de sua imagem e credibilidade.

 

Uma empresa estruturada que não tem ao menos uma rede social está perdendo grande potencial de venda e a possibilidade de abrir novas portas para sua própria empresa. Visto que diversas pessoas passaram a vender cursos, por exemplo, após explosão nas redes.

 

A parte interessante é que a internet é um local democrático de informação e qualquer segmento pode ter acesso ao seu público que consumiu o conteúdo criado nas redes, sociais, sites e blogs;

 

Independentemente se é uma empresa de aluguel de geradores ou uma assessoria de assistência digital, as oportunidades existem para todos, basta se destacar e encontrar a melhor maneira de se integrar nesse meio digital tão necessário nos dias de hoje.

 

E aí, gostou das nossas dicas e comparações? Esperamos que sim, agora desejamos que você consiga montar a sua campanha de marketing digital e conquistar muitos clientes. Agora é com você, boa sorte!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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