18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Entenda a importância da saúde bucal das crianças

Compartilhe essa notícia!

Acompanhamento odontológico na primeira infância é fundamental pelo desenvolvimento de bons hábitos de higiene e saúde

É na infância que aprendemos hábitos e rotinas que nos seguem por toda a vida. Logo, é de criança que devemos aprender a ter cuidado com a saúde bucal, como a necessidade de utilizar corretamente a escova de dente e o fio dental. É dever dos pais e responsáveis a introdução gradual da noção de higiene bucal na rotina dos pequenos, preferencialmente sendo orientados por um profissional capacitado: o dentista.

 

O acompanhamento desde a infância com o profissional odontologista é de suma importância para a garantia do nascimento de dentes saudáveis, ainda que sejam os dentes de leite, além do desenvolvimento do bom hábito de cuidados com a higiene bucal desde cedo. O profissional responsável por essa área é o odontopediatra, capaz de atender até mesmo antes do surgimento do primeiro dente na boca do bebê.

 

Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, a primeira consulta com o profissional odontopediatra deve ser realizada entre os 6 meses e o primeiro ano de idade da criança. Desta forma, garante-se que o crescimento dos dentes esteja acontecendo de maneira correta, isto é, acompanhando o desenvolvimento craniofacial, possibilitando o planejamento da correção de eventuais desvios no momento mais adequado.

 

A higiene bucal, no entanto, deve começar mesmo durante a amamentação. Com auxílio de uma gaze molhada em água filtrada ou então soro fisiológico, deve-se higienizar a língua, bochechas e gengiva do bebê com movimentos suaves, após o ato de amamentar. A orientação é que isso seja feito quando o bebê já possui os dentes da frente.

 

A utilização de escovas de dente e pasta deve ser feita quando do nascimento dos dentes da parte do fundo da boca. Neste caso, uma escova macia e pequena, adequada para o tamanho da boca, e uma pequena quantidade de pasta de dente são suficientes para a limpeza adequada. A pasta deve ser indicada pelo profissional, para que esta tenha a quantidade de flúor ajustada para a idade da criança.

 

O acompanhamento profissional deve ser alinhado com bons hábitos alimentares. Afinal, a saúde começa pela boca, parte inicial do sistema digestivo e fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico. É pela boca também que as crianças exploram o mundo, principalmente quando bebês, estando sujeitas a bactérias e sujidades. Portanto, uma boa alimentação, aliada a limpeza correta da boca, gengiva e dentes, são fundamentais na manutenção de uma boa saúde.

 

Deve-se evitar a dieta rica em açúcar e amido, ingredientes responsáveis pelas inflamações na gengiva e cáries, principalmente nos primeiros anos de vida. É importante também saber dosar o uso de chupeta e mamadeira, pois estas podem deformar o crescimento dos dentes e atrapalhar o desenvolvimento do maxilar.

 

Levar as crianças para o dentista é fundamental para familiarização com o ambiente odontológico, tão assustador para alguns adultos. Essa atitude é positiva para a saúde como um todo, além de ser preventiva contra uma série de doenças. Por isso, é importante sempre consultar-se com um profissional formado na faculdade de odontologia.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!