SB24Horas

Notícias na hora certa!

Enem 2022 está previsto para o novembro; saiba como se preparar

É importante manter uma rotina diária de estudos e assistir aos noticiários para se atualizar

 

 

O vestibular é uma das maiores preocupações dos jovens que estão finalizando o ensino médio e buscam garantir uma vaga nas mais diversas universidades do país. E para alcançar esse objetivo, é essencial que os vestibulandos dediquem um tempo maior aos estudos, seja em casa, na escola ou em um curso preparatório. O importante é ter planejamento, dedicação e foco.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior porta de entrada de jovens e adultos nas universidades públicas e privadas do país e, este ano, está previsto para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. Embora o prazo pareça longo, os candidatos que ainda não começaram a se preparar devem iniciar os estudos o mais rápido possível. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar os vestibulandos nessa tarefa de entrada no ensino superior.

 

Crie uma rotina de estudos

Um bom planejamento é essencial para conseguir estabelecer uma rotina de estudos. Estude ao menos uma hora todos os dias. Destine um local adequado e crie um cronograma de disciplinas. Caso tenha dificuldade, busque por alguns aplicativos de planejamento de estudos.

 

Busque diferentes materiais para estudar

Livros, apostilas, conteúdo online, videoaulas, podcasts. Existem inúmeros materiais com o conteúdo das provas do Enem disponíveis atualmente. Busque o que mais lhe agrada e foque nos estudos. É importante, ainda, assistir aos noticiários, pois a prova apresenta muito conteúdo sobre atualidades.

 

Revise o conteúdo estudado

Revisar o conteúdo estudado é essencial para fixar as temáticas. Responda a questões online e refaça provas antigas do Enem para entender como as questões são construídas. Você pode verificar o seu desempenho consultando o gabarito enem, após responder as questões.

 

Treine a Redação

A redação é uma parte de suma importância no Enem e muitos candidatos reduzem o tempo dedicado a ela. Isso é um erro que pode prejudicar todo o seu esforço. Tente escrever ao menos uma redação por semana sobre algum conteúdo que passou nos noticiários. Além disso, estude os gêneros textuais para aprender as diversas formas de escrever cada um deles.

 

Cuide da sua saúde

Não deixe a sua saúde de lado. Tente se alimentar adequadamente e dormir bem, ainda, cuide da sua saúde mental e reserve um tempo para a vida social. É importante manter uma rotina de cuidados e isso não é desperdício de tempo. Afinal, uma saúde em bom estado vai ajudar a cumprir a rotina e fixar melhor os conteúdos.