Encontro de Crespas e Cacheadas entra no calendário oficial de Limeira

Data faz menção ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro 

Valorizar a beleza e a cultura de mulheres negras. Esse é o foco do Projeto de Lei nº 9/2017, de autoria do vereador Darci Reis (PSD), aprovado na sessão desta segunda-feira, 15 de maio. A matéria institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Encontro de Crespas e Cacheadas – um evento de beleza e de cultura que estimula a autoestima de mulheres e meninas negras ou não. O mês de novembro foi escolhido em referência ao Dia da Consciência Negra.

A primeira edição do evento ocorreu em 2014, envolvendo cidades vizinhas como Araras, Americana e Piracicaba, além da capital São Paulo. O centro do movimento eram os cabelos étnicos ou com características de cachos ou crespos, reforçando a autoaceitação e aprendizado com os cuidados com os cabelos, como descreve a proposta.

Segundo o autor da proposta, não se trata apenas de fazer referência a um encontro sobre questões estéticas, mas de promover o debate sobre temas sociais e raciais.  “O nome do projeto é porta de entrada para abranger outros quesitos importantes que os cidadãos brasileiros negros sofrem, como racismo, opressão, aceitação. No Encontro, existe a valorização da cultura negra, com apresentações musicais, roda de conversa”, defendeu Darci Reis, citando que é de interesse de toda a população de Limeira ter esse tipo de representatividade.

Com aprovação do projeto, ficou instituído que o mês de novembro fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Município. O Encontro é realizado anualmente pelo Blog Precisamos Falar.

Comentários

Notícias relacionadas