Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Variedades

Empresas devem estar atentas às tendências de RH para 2025

Redação 2 de janeiro de 2025 5 minutes read
unnamed - 2025-01-02T114741.115

Foto: Freepik

Compartilhe essa notícia!

Transformação digital, outsourcing e estratégias de atração e retenção marcam o futuro do setor 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Em 2025, o setor de Recursos Humanos (RH) deve consolidar tendências que combinam tecnologia e gestão de pessoas para criar ambientes corporativos mais inovadores e alinhados às exigências do mercado. Segundo estudo da Gartner, 87% dos gestores concordam que o setor precisa passar por uma transformação contínua para atender às novas necessidades organizacionais que surgem.

A pesquisa, que ouviu 1.400 líderes de RH em 60 países, destacou entre as principais prioridades para o próximo ano: o desenvolvimento de líderes e gestores, a cultura organizacional, a gestão de mudanças e a adoção de tecnologias de RH, como a Inteligência Artificial Generativa (GenAI).

As novas tecnologias prometem transformar as operações no setor a partir de automação de processos, geração de documentos e chatbots. No entanto, 47% dos funcionários que utilizam Inteligência Artificial (IA) relatam dificuldades em alcançar os ganhos de produtividade esperados, o que é considerado um desafio de treinamento e adaptação tecnológica.

Para o sócio-diretor da Conexão Talento, Lucas Biânchiní, o cenário exige uma transformação na forma como a comunicação é abordada. Ele destaca que muitas pessoas ainda encontram dificuldades para se comunicar de maneira assertiva, o que se reflete também na interação com a IA. “É essencial saber formular as perguntas corretamente para obter as melhores respostas da Inteligência Artificial”, destaca.

Ao integrar esta tecnologia às operações, as empresas também podem otimizar o serviço de recrutamento e seleção, assegurando agilidade na triagem de currículos e na identificação de candidatos qualificados. A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) afirma que mais da metade das organizações (54%) já utilizam ou têm planos de adotar a IA no setor até 2025. 

Outsourcing de RH se estabelece como tendência 


De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade. Na área de RH, essa realidade não seria diferente: a prática se destaca como uma tendência que deve continuar ganhando força no próximo ano.

Também chamada de outsourcing de RH, a estratégia permite às empresas delegarem funções estratégicas ou operacionais do setor a empresas especializadas. Segundo Biânchiní, um dos benefícios dessa prática é a redução de custos. 

Isso acontece porque as empresas não precisam mais contratar diferentes profissionais de RH para atuar na comunicação interna, no desenvolvimento de equipes, no recrutamento e seleção e na cultura organizacional. Com a terceirização, os custos se tornam mais baixos pelo fato de o especialista não ser exclusivo, mas sim atuar em diferentes empresas simultaneamente.

O outsourcing também pode ser uma solução para diminuir a sobrecarga que gestores de RH têm experimentado devido à expansão de suas responsabilidades e escopo de atuação, um desafio identificado por 75% dos profissionais, conforme o levantamento da Gartner

Profissionais estão mais exigentes quanto aos benefícios 

Em 2025, os profissionais devem ser ainda mais exigentes quanto aos valores e às condições de trabalho nas empresas. A pesquisa da Gartner revelou que 62% dos candidatos só se inscrevem em vagas que atendem à maioria dos seus requisitos de EVP (Proposta de Valor do Funcionário)

Concomitantemente, um levantamento realizado pelo LinkedIn mostrou que  75% dos candidatos pesquisam detalhes e características das empresas antes de se submeterem a um processo seletivo. Esse comportamento indica que os profissionais estão buscando organizações que não só ofereçam vantagens financeiras interessantes, mas que também tenham valores alinhados aos seus interesses e objetivos.

Nesse contexto, o employer branding (EB) se destaca como uma estratégia para atrair e reter talentos. A construção de uma marca empregadora sólida e positiva passa a ser um diferencial competitivo, pois contribui para consolidar a imagem da empresa como um bom local para trabalhar.

O EB envolve um conjunto de ações e estratégias que buscam destacar a cultura organizacional e os benefícios de forma atrativa. Quando bem executadas, elas podem aumentar o número de inscrições nos processos seletivos, melhorar a qualidade das contratações e reduzir os custos relacionados ao recrutamento.

Para criar um ambiente no qual os candidatos se sintam atraídos a trabalhar na empresa e os funcionários desejem permanecer, Bianchini ressalta que o RH deve avaliar a efetividade dos benefícios oferecidos.

 “Às vezes, a empresa oferece benefícios que não são valorizados pela equipe. Nesses casos, é mais vantajoso substituí-los por alternativas que atendam melhor às necessidades e preferências dos colaboradores”, explica.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste terá um dos maiores salários do país
Next: João Victor e Dr. Édison tomam posse para mais um mandato em Águas de São Pedro

Relacionadas

Ribera é ouro em etapa da Copa do Mundo de
  • Variedades

Ribera é ouro em etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country

Redação 15 de janeiro de 2026
TV Brasil exibe jogo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco
  • Variedades

TV Brasil exibe jogo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco

Redação 15 de janeiro de 2026
Luisa Stefani desiste de WTA de Adelaide após parceira passar
  • Variedades

Luisa Stefani desiste de WTA de Adelaide após parceira passar mal

Redação 15 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco