Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Empresário Carlos Roberto Varano é homenageado com Título de Cidadão Barbarense

O vereador Paulo Monaro (SD) é autor do Projeto de Decreto-legislativo 06/2019, protocolado na Câmara Municipal, o qual dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Barbarense ao empresário Carlos Roberto Varano. Junto à propositura, o parlamentar apresenta breve biografia do homenageado.

Criado pelo Decreto-legislativo 10/1996, o Título de Cidadão Barbarense homenageia personalidades credoras de reconhecimento público que prestaram relevantes serviços à comunidade, certificando como cidadãos de Santa Bárbara d’Oeste aqueles que, mesmo não nascendo no Município, o adotaram e contribuíram para o seu desenvolvimento. A entrega dessa honraria deve ser promovida em solenidade prevista para novembro.

Nascido em 1º de dezembro de 1967 na cidade paranaense de Sertanópolis, filho de João Roberto Varano e Terezinha Maria Varano, Carlos é casado com Ivonete e pai de Carlos Roberto e de João Antônio. Mudou-se para o Estado de São Paulo em 1987, quando iniciou sua trajetória profissional na capital paulista. Dois anos depois, veio para Santa Bárbara d’Oeste, tendo trabalhado por dois anos como bancário, em Americana. Em 1991, resolveu abrir o próprio negócio, sua primeira sorveteria como revendedor de sorvetes. A loja se localizava no jardim Pérola, Santa Bárbara d’Oeste, na avenida da Indústria.

Em meados de 1992, com a ajuda do seu antigo fornecedor, aprendeu a produzir os seus próprios sorvetes. Com muito esforço, com os direitos de seu antigo trabalho e com os recursos da sua esposa, comprou o seu primeiro equipamento e alguns produtos para começar a fabricar os seus primeiros sorvetes, dando início à marca Sorvetes Tropicana.  No final de 1993, com a vinda também dos seus pais para Santa Bárbara d’Oeste, expandiu o seu negócio, abrindo a segunda loja, localizada no Santa Rita de Cássia. Já em 1995, com uma nova oportunidade, transferiu sua pequena fábrica para os fundos da sua segunda sorveteria, conseguindo ampliar o número de equipamentos e se mudando para a sobreloja.

No decorrer dos anos, passou a participar da Comunidade Santo Antônio da paróquia de Santo Antônio, no bairro Santa Rita de Cássia, tendo sido Ministro Extraordinário da Eucaristia e membro da equipe de eventos, da qual faz parte até hoje. Também foi designado integrante do CAEP (Conselho Administrativo Econômico Paroquial) e fez parte da Associação dos Moradores de Bairro (SABSUL).  Com o crescimento da empresa, começou a incentivar os familiares a se tornarem parceiros nos negócios, abrindo assim suas próprias sorveterias, revendendo, então, os mesmos sorvetes Tropicana.

Em 2008, devido ao aumento da demanda, foi necessário adquirir um novo terreno, tendo construído, assim, a sua nova fábrica de sorvetes, ampliando novamente o número de equipamentos.  Após alguns anos, iniciou a expansão de seus negócios com vendas a sorveterias de Santa Bárbara d’Oeste e região. Por meio da sua empresa, Carlos colaborara com algumas entidades, como a Casa da Criança e a APAE.  Atualmente colabora com eventos de solidariedade na região, e patrocina entidades como o Lions e o Colorado Esporte Clube, assim como colabora com os esportes do Município, patrocinando a Associação de Santa Bárbara de Judô e o futebol amador.

Comentários