28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Empresa produtora de óleo lubrificante é recertificada pela ISO 14.001

Compartilhe essa notícia!

Norma ABNT NBR especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

A Lubrificantes Fenix, indústria produtora de óleos lubrificantes localizada em Paulínia-SP, recebeu entre os dias 07 e 11 de março uma equipe de auditores da RINA Brasil para recertificação do sistema de gestão ambiental. A norma ABNT ISO 14.001 leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. Atendendo a todos os requisitos, a empresa foi recertificada.

O destaque dessa recertificação é a Fenix se mostrar uma empresa cada vez mais comprometida com um Sistema de Gestão Ambiental adequado, identificando, priorizando e gerenciando seus riscos ambientais como praticas de seu dia a dia. Esse compromisso traz uma série de benefícios tanto para empresa quanto para o entorno, como aumento da qualidade do produto, redução no consumo de matéria prima, economia de água e energia, além da melhoria à imagem de seus produtos e serviços, perante o mercado e a comunidade onde esta inserida.

A primeira certificação foi obtida em 2012 e anualmente a Lubrificantes Fenix se submeteu, com êxito, às auditorias de manutenção. Estas acontecem durante os três anos em que o certificado é válido e garantem que o processo de adequação seja contínuo. “A recertificação da ISO 14001 é a demonstração do nosso compromisso com o meio ambiente. Temos consciência que a atividade realizada por nossa empresa é um fator preponderante para o combate à poluição”, afirma Rodrigo Domene, gerente geral da Lubrificantes Fenix.

Sobre a Empresa

Lubrificantes Fenix Ltda: referência no segmento há mais de 27 anos, a empresa desenvolve, com alta tecnologia e precisão, óleos lubrificantes que oferecem soluções para diversos sistemas e equipamentos industriais, atendendo as especificações técnicas do mercado e as necessidades particulares de cada cliente.

Prestação de serviços: especialistas credenciados e equipamentos modernos realizam periodicamente a análise laboratorial, o acompanhamento e o gerenciamento da utilização do óleo lubrificante. Caso exista a necessidade de intervenção no sistema, é feito o processamento in loco através de uma unidade móvel, que não interrompe o processo produtivo do cliente. Assistência técnica pós-venda ágil e flexível para suprir com excelência a demanda do mercado.

Ecofenix: com frota de caminhões autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ANP (Agência Nacional do Petróleo), a marca possui sistema de gestão ambiental certificado pela norma ISO 14.001 e realiza a coleta, o transporte e o rerrefino do óleo lubrificante usado. A Ecofenix é a única autorizada a coletar resíduos sólidos e líquidos, e essa coleta e destinação final é realizada através de um veículo híbrido patenteado pela empresa.

Sobre a ISO 14.001

A ISO 14000 é o nome dado a uma família de normas, que especificam os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permitem a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. A ISO 14001 pertence a esse grupo e dispõe as diretrizes básicas de um sistema de gestão ambiental. Para a maior parte das empresas, obter a certificação da ISO 14001 é suficiente para demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis e mesmo exportar para o exterior.

Hoje a preocupação com o desenvolvimento sustentável é mundial. Em termos práticos, isso significa que o certificado ISO 14001 é exigido por diversos países para que bens possam ser importados. Para obter esta certificação, a organização deve aplicar algumas medidas com vistas a atender os requisitos da norma, e o processo é um pouco mais complicado do que para obter o certificado ISO 9001. A legislação pertinente ao Direito Ambiental no Brasil é bastante complexa e é necessário fazer um levantamento minucioso da situação da empresa.

Com informações de www.abntcatalogo.com.br e www.certificacaoiso.com.br

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!