Santa Bárbara d´Oeste 

Empresa japonesa e União Europeia suspendem testes de cosméticos em animais

testscoelho

Março já começou com uma boa notícia para as organizações de proteção aos animais no Japão. Isso porque uma importante empresa do país anunciou que suspenderá os testes de cosméticos em animais.

A companhia japonesa Shiseido fez o anúncio nesta sexta-feira (1) e afirmou que a decisão já valerá a partir do mês de abril em todas as unidades de produção, assim como nas unidades das empresas terceirizadas. “Nossos fornecedores abandonarão os testes em animais e não vamos mais terceirizar este tipo de testes a laboratórios externos”, disse um porta-voz.

A empresa ressaltou que a nova regra terá exceções. Os testes em animais ainda ocorrerão, quando segundo a Shiseido, for a única opção para demonstrar a inocuidade de um produto e nos países em que eles são obrigados a fazê-lo para comercializar seus cosméticos.

Outro mercado que também anunciou o abandono dos testes foi o da União Europeia. Nas próximas semanas, será proibida a importação e a comercialização de qualquer ingrediente ou produto de beleza testado em animais.

“Esta decisão também significa que precisamos aumentar nossos esforços para o desenvolvimento, validação e aceitação de métodos alternativos bem como o reconhecimento internacional destes métodos”, explicou Tonio Borg, novo comissário europeu de Saúde e Consumo.

De acordo com a chefe executiva da organização Cruelty Free International, Michelle Thew, esta decisão é fruto de uma pressão de mais de 20 anos de campanha. “Agora vamos aplicar nossa determinação e visão em território global, para assegurar que o resto do mundo siga este exemplo”.

Fonte: C.V

Comentários

Leia também...

Leave a Comment