Emei “Eufrásia Garcia de Souza” é inaugurada no Nova Conquista

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, entregou oficialmente neste sábado (27) a Emei “Eufrásia Garcia de Souza”, a nova creche no bairro Nova Conquista, na Zona Leste do município. A cerimônia contou com a presença de autoridades, a família da homenageada e pais dos estudantes da unidade. O espaço já entrou em funcionamento há duas semanas, gerando 83 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos.

 

Localizado à Rua Lázaro Rezende, 101, o prédio foi recuperado pela Prefeitura em investimento de R$ 351,4 mil em recursos próprios da Administração Municipal. Os serviços foram executados pela empresa AC Camargo Construções LTDA. A creche conta com berçário, salas para maternal I, II e III, cozinha, secretaria, despensa de merenda e para material de limpeza, refeitório e sanitários.

 

Em seu discurso, o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, enalteceu que pela primeira vez em toda a história do bairro, os pais e mães que moram no Nova Conquista têm a oportunidade de deixarem seus filhos em uma creche perto de casa. “Antes era um local abandonado e hoje estamos transformando em realidade o sonho dos moradores do bairro, trazendo para dentro do bairro um local que acolhe seus filhos. Em dois anos e meio oferecemos 1.040 novas vagas de creche para a população barbarense, sendo que em apenas esse tempo dobramos o número de vagas de toda a história de Santa Bárbara”, explicou. “Este é mais um investimento da nossa Administração e é muito mais que merecido para a população do Nova Conquista”, completou Denis.

 

A Prefeitura tem investido na reforma, ampliação e criação de novos espaços vinculados à Rede Municipal de Educação. Outra região a ser contemplada com um CIEP é o bairro 31 de Março, com construção em andamento de unidade que atenderá outros 700 alunos em R$ 15 milhões em investimentos. A Administração segue investindo ainda em novas unidades nos bairros Dona Regina, Mollon, Santa Rosa II, entre outros. Paralelo a isso, a Administração Municipal entregou a reforma e ampliação da Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço” e Emei “Jovelina Dominga Mazucatto”, ambas localizadas no Jardim Pérola.

 

Estiveram presentes a primeira dama do município, Roberta Manzato Aranha Andia, os secretários Tânia Mara da Silva (Educação), Laerson Andia (Administração), Rodrigo Maiello (Governo), José Eduardo Rodella (Controle Geral), Eide Froner (Cultura e Turismo), Raquel Campagnol (Fazenda), Vinícius Furlan (Esportes), Miguel Brito (Desenvolvimento Econômico), Cleber Canteiro (Meio Ambiente), Hamilton Cavichiolli (Obras e Serviços), Ângela Soeiro (Planejamento), Maria Cristina da Silva (Promoção Social), diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, o presidente da Câmara Municipal, Juca Bortolucci, os vereadores Alex Backer, Careca do Esporte, Carlos Fontes, Celso Ávila, Felipe Sanches, Gustavo Bagnolli, Antonio Pereira e Antonio da Loja (autor da lei que denomina a EMEI e filho da homenageada), acompanhado do irmão Júlio César de Souza, a diretora da unidade, Magda Varela Pastro, comandante da Guarda Civil Municipal, Samuel Dias, e presidente da ACISB, Roberto Bonamin.

 

Eufrásia Garcia de Souza

 

Nascida em 18/06/1939, na cidade de Fartura-SP, Eufrásia Garcia de Souza é a 2ª filha em uma família de 13 irmãos. Filha de João Garcia Ribeiro e Maria do Carmo Ribeiro, casou-se com Benedito Julio de Souza, com quem teve quatro filhos. Antônio Carlos de Souza, João Batista de Souza (em memória) Júlio César de Souza e José Marcos de Souza (em memória).

 

Desde sua adolescência, Eufrásia trabalhou na lavoura até se casar e passar a cuidar da vida doméstica, acumulando com muita dedicação os dois trabalhos. Mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste, no Jardim Europa, em janeiro de 1979 e dedicou-se a ajudar de diversas formas famílias carentes e necessitadas. Eufrásia recebia famílias em sua casa, entregava sopa e costurava, ficando conhecida por sua dedicação ao próximo e suas ações de caridade. Eufrásia faleceu no dia 20/04/2011.

 

Fotos: Marcel Carloni

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas