28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Em um ano, varejo da região fecha 704 postos de trabalho

Compartilhe essa notícia!

Dados consolidados pela FecomercioSP mostram queda no emprego formal nas três cidades da base do Sincomercio

 

O comércio varejista da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) fechou 704 postos de trabalho entre maio de 2015 e abril deste ano, segundo levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Apenas três setores tiveram aumento na mão-de-obra.

 

A PESP (Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo), realizada mensalmente pela FecomercioSP com base em dados do Ministério do Trabalho, teve sua última atualização em abril, e mostra que, naquele mês, somente o varejo Nova Odessa teve aumento nos postos de trabalho (13). Americana e Santa Bárbara perderam, respectivamente, 31 e 5 vagas – saldo regional negativo de 23.

 

Setores

Os segmentos que mais fecharam postos de trabalho em 12 meses foram Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados e Materiais de Construção – 420 e 297 vagas a menos, respectivamente. Por outro lado, os únicos setores com saldo positivo foram Supermercados (abertura de 335 postos de trabalho), Farmácias e Perfumarias (39) e Autopeças e Acessórios (31).

 

Quadrimestre

Observando os números nestes primeiros quatro meses nos municípios pertencentes à base representativa do Sincomercio, verifica-se que não há geração de vagas no varejo de nenhuma das três cidades. Entre janeiro e abril deste ano, foram fechados 214 postos de trabalho, com saldo negativo em todos os municípios.

 

Tabelas

 

ABRIL/2016

tabela de emprego abril

ACUMULADO NO ANO DE 2016 (JANEIRO A ABRIL)

Tabela de emprego janeiro abril

 

ACUMULADO EM 12 MESES (MAIO/2015 A ABRIL/2016)

tabela emprego 12 meses

 

 

Sincomercio

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!