Concessão de crédito ou isenções fiscais seriam opções durante a pandemia
Com intuito de socorrer o comércio local, principalmente o pequeno empreendedor, o vereador Elias Barbosa (PSC) protocolou, nesta segunda-feira, 15 de março, a Indicação nº 843/2021, solicitando à Prefeitura que desenvolva um programa de auxílio aos comerciantes que estão impedidos de abrir as portas devido à pandemia de covid-19.
“O comércio foi um dos mais afetados desde o início da pandemia, isso devido a terem ficado impedidos de exercer sua atividade por vários meses em 2020. Dentre todos setores, eles foram os que mais sofreram com a intervenção do Estado”, afirmou Elias.
A ideia do parlamentar consiste em um plano que conceda isenção de impostos municipais aos comerciantes que, devido ao decreto estadual, estão impedidos de trabalhar. Ele também propõe que seja feito um estudo para conceder crédito aos comerciantes por meio da Prefeitura.
Segundo Elias Barbosa, os prejuízos causados aos comerciantes têm levado muitos a encerrarem as atividades definitivamente, gerando abalo na economia local. Por isso, ele sugere que o poder público promova meios de amenizar as limitações impostas ao trabalho dessa categoria com urgência.
“Ocorre que, devido ao cenário atual, este importante setor, que é responsável por tantos empregos e impostos ao município, sofreu sérias restrições, o que mais uma vez vai causar enorme prejuízo ao comércio, já tão afetado desde o início da pandemia”, argumentou o vereador.