“Trouxemos para vocês um pouco de fantasia da terra do faz de conta”, foi assim que o diretor da Cia Xekmat, Amauri de Oliveira, iniciou a apresentação do Comboio da Contação de Histórias nesta terça-feira, dia 5 de março, no Centro Cultural Herman Jankovitz.
O Comboio da Contação faz parte do 8º Encontra Conto – Encontro Regional de Contadores de Histórias -, e é uma produção da Cia Xekmat e da Confraria do Conto com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, através do Edital Festivais de Arte.
Mais de 70 crianças participaram do encontro que reuniu 12 contadores das cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Iracemápolis e Santos.
“Foram contadas várias histórias. As crianças adoraram, participaram e se divertiram muito com essa iniciativa. É uma atividade lúdica que contribui muito para a formação cultural”, comentou a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay.
A participação da companhia em Nova Odessa se deu através de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Cultura e Turismo.
“É uma grande oportunidade para que as crianças possam ter uma formação extracurricular, ou seja, possam aprender fora da sala de aula. Foi uma manhã muito bem aproveitada em que as crianças aproveitaram, se divertiram e com certeza adoraram”, disse a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.
Participaram crianças do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Pe. Victor Facchin e alguns alunos do IESC (Instituto Educacional São Caetano) com idade entre 5 e 7 anos.
Segundo o diretor da Xekmat, o encontro regional na 8ª edição já conta com mais de 60 contadores. “Os espetáculos propiciam um intercâmbio cultural, uma vez que trazem histórias de diversas regiões do país, além da magia da narrativa oral”, comentou Oliveira.
Para a professora Maria José Ribeiro Milani, a iniciativa contribui na socialização cultural das crianças. “É um importante trabalho que aborda através de aspectos culturais e atividades lúdicas, a imaginação e a fantasia. Tão importantes para a formação das crianças”, disse.
Também marcou presença no evento a diretora de Educação Infantil, Fabiana Vaughan.
A arte de contar histórias – De acordo com a contadora Maria Bertanha, que há 14 anos conta histórias, quanto mais se conta, mais fácil fica. “Adoro crianças. Escrevemos e readaptamos as histórias para cada tipo de público. Já faço isso a tantos anos e mesmo assim é sempre maravilhoso”, disse.
Para Joana Piovezan e Neusa Lucia Braga Cia, contar histórias é uma coisa prazerosa. “É difícil uma criança que não gosta de histórias. Parei de lecionar e agora só conto histórias”, disse Neusa. “Cada história é como se fosse um ensinamento de vida. Toda história tem uma moral diferente”, complementou Joana.
De Santos, a professora Ana Correia faz questão de participar todos os anos do Encontro de Contadores de Histórias de Santa Bárbara d’Oeste. “Desde 2009 participo desses encontros regionais e pretendo continuar contribuindo com esse evento que é maravilhoso para a Cultura e para as próprias crianças”.
Fonte: Prefeitura de Nova Odessa