“Entendendo a Dislexia”. Este foi o tema da formação promovida pela Secretaria de Educação aos professores, ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e pais de alunos com diagnóstico de dislexia no dia 29 de novembro. Atualmente há 19 alunos com dislexia matriculados nas escolas municipais de Santa Bárbara d´Oeste.
O encontro, realizado no Salão Nobre da Secretaria de Educação, contou com palestra da fonoaudióloga da Secretaria da Saúde, Luciana Maluf, que explanou sobre neurodesenvolvimento e estratégias para o trabalho com crianças disléxicas. E também com a assistente social Cássia Ribeiro, que compartilhou suas vivências pessoais e profissionais como pessoa com dislexia. Cássia é autora do livro “Representações sociais sobre a criança disléxica em contextos formais de educação” – relatos de professores da Rede Municipal de Ensino, sendo este resultado da sua tese de mestrado.
Os alunos com dislexia matriculados na Rede Municipal de Ensino recebem acompanhamento pedagógico semanal e exclusivo no “Projeto para Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem” instalado na Emefei “Antônia Fagnoli Furlan”, no 31 de Março. O projeto teve início neste ano letivo em consonância com a Lei Federal nº 14.254/21 que representa um marco fundamental ao garantir que estudantes com dislexia tenham direito ao acompanhamento integral.





VEJA TAMBÉM
Feira das Nações de Santa Bárbara 2025 traz cardápio solidário com 13 países representados
Histórias de superação marcam o “Desfile das Guerreiras” durante Outubro Rosa em Santa Bárbara
Tivoli terá “Encontro do Cabelo Maluco” neste domingo