A roda de conversa promovida na quarta-feira (14) pela Secretaria de Educação de Americana com o escritor Tiago de Melo Andrade, vencedor do Prêmio Jabuti em 2001, está com acesso liberado. É possível conferir o evento online com o tema “Por que ler qualquer coisa?” no canal da secretaria no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=pJgbh4hanc4&t=1294s.
Andrade é autor de literatura infantojuvenil com mais de 40 obras publicadas e a reunião online foi exibida, em duas edições, aos educadores da rede municipal de Educação.
O escritor falou do poder transformador da palavra escrita, do seu processo criativo para escrever – o primeiro livro dele surgiu a partir de uma redação escolar – e dos desafios em se tornar um leitor amplo diante da facilidade das redes sociais.
“A palavra escrita é carente de recursos. Se a gente for comparar com a tecnologia atual, ela não apita, não bipa, não toca música, ela não é vídeo, porque a palavra escrita, o livro é construído para funcionar dentro das pessoas. É como se fosse a planta baixa de um cenário que você vai erguer durante a leitura.”, declarou Andrade.
O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, ressaltou a boa aceitação do evento de recepção aos educadores para o novo ano letivo. “Recebemos um retorno muito positivo por parte de nossos profissionais, a roda de conversa com o escritor Tiago de Melo Andrade foi elogiada e com certeza despertou o desejo de alguns profissionais em se tornarem autores de suas próprias histórias”, destacou.
Por Beatriz Costa (MTb 39.517)
Foto: Divulgação
VEJA TAMBÉM
Grupo NC abre inscrições para Programa de Trainee
Número de bares e restaurantes em prejuízo na região de Campinas é de 14%, abaixo da média nacional, de 18%, aponta pesquisa da Abrasel
Saúde, turismo, agro, cachaça: região de Piracicaba busca reconhecimento de cadeias produtivas em sete setores