1 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Educação atualiza segurança dos alunos no acesso a aplicativos durante as aulas

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Educação de Americana atualiza, no próximo dia 23, a política de acesso a aplicativos e sites utilizados por estudantes da rede municipal de ensino, durante as aulas desenvolvidas com a aplicação das ferramentas Google For Education. As novas medidas sugeridas pelo Google foram discutidas em reunião, nesta quinta-feira (5), na sede da secretaria.

 

Especialistas da Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, participaram do encontro com o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, e as diretoras de tecnologia educacional, Alessandra Maraisa Miranda Pereira, e de desenvolvimento pedagógico, Neuza Aparecida Moro.

 

Sites e aplicativos mais utilizados nas atividades pedagógicas desde 2021 – quando a administração Chico Sardelli e Odir Demarchi implantou o Google For Education na rede – foram analisados por especialistas da Colaborativa e poderão ser acessados livremente. No caso dos demais, os professores deverão efetuar testes antes das aulas e solicitar o acesso, com prazo para as verificações de segurança antes da liberação.

 

A mudança é válida para o acesso através de contas de e-mail Google pertencentes a estudantes com menos de 18 anos. “Nosso papel como educadores é zelar também pela privacidade e preservação dos dados dos alunos e vejo com bons olhos a adoção de novas recomendações de segurança para a utilização das ferramentas Google For Education em Americana”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

 

Confira a lista dos sites e apps analisados e com acesso liberado: Autocrat – Google Workspace Marketplace, Bookcreator, Clipchamp, Flip, Genially, GeoGebra, Google Earth, Google Fotos, Hypatia Create, Lichess, Lidraughts, My Maps, PhET, Pixabay Music, Quizizz, Spotify for Podcasters e YouTube Studio.

 

Texto e fotos por Beatriz Costa (MTb 39.517)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!