26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Educação Antirracista: Comunidade CEDAC abre seleção para grupo-piloto de escolas municipais

Compartilhe essa notícia!

Em 2021, Santa Bárbara d´Oeste foi referenciada pelos trabalhos de equidade realizados nas escolas municipais

Desenvolver conhecimento de referência para implementação de uma política pública para relações étnico-raciais positivas, pautadas em justiça social e dignidade humana. Com este objetivo, a Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Secretaria da Educação de Santa Bárbara d´Oeste, abre nesta quarta-feira (2) processo de inscrição das escolas da Rede Municipal de Ensino que queiram integrar  o grupo-piloto do projeto.

Serão escolhidas quatro escolas buscando a maior representatividade dos tipos de escola e territórios da cidade, sendo uma Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil), duas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e um CIEP (Centro Integral de Educação Pública) ou CAIC (Centro de Atenção Integral de Educação Pública).  As escolas do grupo-piloto serão contempladas com acompanhamento técnico mensal, entre os meses de março e dezembro de 2022

O Município desenvolveu ações voltadas à consolidação de uma educação antirracista na Rede Municipal de Ensino com a parceria da Comunidade Educativa CEDAC, em 2021. A formação regular de aproximadamente 120 pessoas, entre gestores e equipe técnica, começou em 25 de agosto de 2021 e terá duração total de dois anos e meio, com término previsto para dezembro de 2023. Também há ações abertas para outros públicos, como professores, de forma que no primeiro semestre foram feitos 311 atendimentos diretos.

O foco das ações formativas do projeto em 2022 é a aplicação dos “Indicadores de Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola” que, associada a ações de articulação e mobilização social, subsidiará a construção de uma política pública para relações étnico-raciais positivas. Além disso, estão previstas ações de difusão cultural e socialização das experiências com oficinas, realização de seminário e publicação de artigos e relatos escritos por profissionais da rede.

As escolas interessadas em participar do grupo-piloto deverão preencher a ficha de inscrição on-line no www.bit.ly/circularSBO2022 até o dia 10 de março. Neste mesmo endereço constam os requisitos necessários para se inscrever, bem como todas as informações do projeto.

Para participar é necessário ter disponibilidade para participar dos encontros formativos mensais, realizar estudos e atividades específicas, disposição para receber os formadores na escola para as atividades de campo, para participação no “Seminário de Gestão e Docência Antirracista”, previsto para novembro de 2022 e para produção de ao menos um relato de experiência sobre uma prática antirracista realizada na escola, entre outros. O resultado final do processo será divulgado no site www.comunidadeeducativa.org.br, entre os dias 23 e 25 de março.

Com informações de Comunidade Educativa CEDAC

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!