Skip to content
Primary Menu
  • Analice Nicolau
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Brasil / Mundo

Economistas apontam problemas caso o Brasil e Argentina criem moeda única

Dennis Moraes 25 de janeiro de 2023 3 minutes read
LULA

O presidente da Argentina, Alberto Fernánde, cumprimenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

  • CLIQUE E SAIBA MAIS

O objetivo é facilitar as transações comerciais e financeiras entre os dois países

 

Os governos do Brasil e da Argentina estudam a possibilidade de criar uma moeda única para transações financeiras e comerciais na América do Sul. O tema veio à baila durante visita oficial do presidente Lula ao país no momento.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Em artigo publicado neste último domingo (22), no site argentino Perfil, assinado a quatro mãos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe da nação do país vizinho, Alberto Fernández, os dois líderes falaram sobre a criação de uma moeda regional para uso comercial.

“Pretendemos superar barreiras (…) simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa”, regista o texto.

O objetivo da proposta é que as trocas bilaterais entre os dois países possam ser feitas sem a utilização do dólar, já que as reservas internacionais argentinas são de apenas US$ 7 bilhões.

Diretor da Valorum, Marcos Sarmento Melo, especialista em finanças, avalia que essa integração econômica não pode ser saudável para o Brasil.

“O Brasil tem trocas comerciais com quantidades muito grandes de países e a maior parte dessas trocas comerciais não fazem parte desse conjunto de nações na América do Sul. A China, a União Europeia, os Estados Unidos, esses países não aceitam moedas que sejam criadas regionalmente”, observa. ‘Não creio que seja positivo para o Brasil. Talvez num futuro muito distante, com outras condições econômicas entre os países”, comenta.

  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO

Já o economista, Guidborgongne C N da Silva, atualmente aluno de mestrado na área pela Universidade Federal de Goiás, a UFG, a criação de uma moeda única não só entre Brasil e Argentina, mas entre quaisquer países do mundo, levam em conta vários aspectos.

“É fundamental que os parâmetros de equilíbrio fiscal, dívida pública estejam, adequadamente, em condições para que esses países tenham uma política monetária adequada que consigam gerenciar”, comenta. “A União Europeia serve muito de referência para nós, porque as diferenças macroeconômicas entre os países dificultaram muito a consolidação do Euro, o que aconteceu após mais de 20 anos de correções aqui e ali que não fizeram no início do processo”, recorda.

Esse modelo de parceria comercial já foi utilizado pelo Brasil com países como Angola e Cuba.

Fonte: Brasil 61

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: moeda única

Post navigation

Previous: Tribunais divergem sobre legalidade de cobrança do IPTU, antes do Habite-se
Next: Banco Mundial e IBGE desmentem Marina: pobreza caiu com Bolsonaro

Leia também:

fREE FLOW
  • Brasil / Mundo

Free Flow: prazo de regularização termina em 16 de novembro; veja como consultar e quitar pendências

Dennis Moraes 5 de novembro de 2026
Lei Rouanet
  • Brasil / Mundo

Lei Rouanet bate recorde de 25,6 mil propostas culturais em 2026

Dennis Moraes 4 de novembro de 2026
Restaurante
  • Brasil / Mundo

Fhoresp repudia tentativa de adiamento das novas regras do vale-refeição e alimentação

Dennis Moraes 4 de novembro de 2026
  • CLIQUE NA IMAGEM
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente