fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Economia brasileira cresce 1,5% no segundo trimestre

Na comparação com o segundo trimestre de 2012, PIB cresceu 3,3% entre abril e junho deste ano

Trator em uma fazenda de agriculturaAgropecuária voltou a se destacar no setor produtivo, como foi visto também no primeiro trimestre deste ano (Reinaldo Canato)

A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses imediatamente anteriores, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma de todas as riquezas produzidas pela economia do país entre abril e junho ficou em 1,2 trilhão de reais. O anúncio veio pouco acima da expectativa do mercado, cujas apostas oscilavam em alta próxima a 1%. Na comparação com igual período de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) teve expansão de 3,3% no segundo trimestre do ano.

 

O resultado foi puxado pela agropecuária, que registrou expansão de 3,9% ante o primeiro trimestre. Também teve destaque o resultado da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa os investimentos, cuja expansão foi de 3,6% entre abril e junho deste ano. O PIB é analisado pelos economistas sob duas óticas distintas: a da oferta, representada pelo setor produtivo (agropecuária, indústria e serviços) e a dos gastos, representada por investimentos, consumo das famílias, gastos do governo e balança comercial (exportações menos importações).

 

Veja

Comentários

Dennis Moraes