fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

É possível economizar energia mesmo em quarentena, confira 7 dicas

Ficar em casa por mais tempo pode aumentar o consumo, especialista separou orientações para poupar na próxima fatur

Com a rotina sempre agitada, muitas pessoas acabam passando longos períodos fora de casa e não se atentam sobre o gasto de energia elétrica. Devido a pandemia e a necessidade de adotar o isolamento social, as atividades cotidianas precisaram ser adaptadas para serem realizadas dentro de casa, influenciando em diversas situações como o aumento do consumo de energia. Segundo o Professor de Engenharia Elétrica, João Carlos F. Teixeira, do UniMetrocamp é possível economizar de diversas formas, mesmo ficando em casa o dia todo. Além de adotar equipamentos com tecnologias mais eficientes como o uso de lâmpadas LED com o selo PROCEL, que apresentam um consumo energético menor comparado com as lâmpadas fluorescentes, é importante que as pessoas adotem novos hábitos. Para garantir o consumo consciente e a economia na próxima fatura, confira 7 dicas para serem adotadas no dia a dia.

 

Chuveiro Elétrico
Evite tomar banho no horário de pico, entre 18 e 21h, que é quando o uso de energia tanto residencial quanto público e empresarial aumentam. Em dias quentes, utilize o chuveiro na posição verão, nessa opção o consumo pode ser até 30% menor, gerando economia.

Computador
Desligue os acessórios, como impressora e scanner, quando não estiver usando. Use o recurso de economia de energia do monitor e desligue o monitor quando sair do ambiente.

Geladeira
Instale a geladeira em um local bem ventilado, longe de raios solares e de outras fontes de calor, assim ela consegue manter sua temperatura sem precisar consumir energia extra. Evite abrir a porta com frequência e ajuste o termostato para a temperatura média, assim consumirá menos energia.

Lâmpadas
Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite ao máximo a iluminação natural, abra as janelas, cortinas e persianas. Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados. Dê preferência utilize as lâmpadas de LED, além de consumir menos energia elas iluminam melhor e tem maior durabilidade.

Televisão
Não durma com a TV ligada, utilize a função timer ou sleep de desligamento automático. Evite o uso do stand by (modo de espera) da TV e outros aparelhos eletrônicos. Quando for dormir ou viajar desligue no botão ou na tomada.

Ar-condicionado
Mantenha as portas e janelas fechadas, evitando a entrada do ar externo no ambiente. Limpe o filtro do aparelho de acordo com a periodicidade recomendada pelo fabricante. Nos dias mais frescos utilize somente a ventilação.

Ferro Elétrico
Procure passar toda a roupa de uma vez ao invés de separar em etapas. Se precisar interromper o serviço, não esqueça de desligar o ferro para economizar energia.


Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp
O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura
O Centro Universitário UniMetrocamp possui 40 cursos de graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 18 laboratórios com equipamentos de última geração, 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

Comentários