SB24HORAS

Notícias na hora certa!

E-commerce de nicho: como definir o seu

Compartilhe essa notícia!

O mercado está em constante mudança. Graças aos avanços da tecnologia, o e-commerce tem ganhado muito mais espaço, potencializando as vendas digitais e fazendo com que muitas pessoas optem por esse tipo de trabalho.

A transformação digital possibilitou o avanço de várias tecnologias e sua popularização, o que tem feito muitas pessoas começarem a prestar mais atenção em recursos online.

O mercado entende essa necessidade, o que fez com que muitas empresas começassem a migrar para o mundo digital, seja para vender guarda chuva personalizado valor acessível ou produtos de limpeza, que é uma forma de se manter relevante no mercado.

Entretanto, é preciso ter em mente que, tirando as grandes marcas, é muito difícil uma empresa apresentar todos os recursos para uma boa negociação, que são elementos como:

  • Preços;
  • Variedade de marcas;
  • Tempo de entrega;
  • Benefícios.

Além disso, muitos outros recursos acabam sendo um diferencial para as vendas, o que coloca as empresas menores em uma posição menos privilegiada, por conta de sua baixa visibilidade e muitas vezes por não ter um processo logístico tão efetivo.

Por conta das facilidades provenientes da tecnologia, o processo de abertura de empresas de camisetas personalizadas para uniformes acabou ficando muito mais simples, o que acaba aumentando a quantidade de empreendedores no mercado.

Muitas pessoas procuram um aumento de renda ou mesmo trocar de profissão e acabam iniciando sua carreira empreendedora, mas esse tipo de facilidade gera um aquecimento maior no mercado, o que aumenta a concorrência.

Para as empresas que não tem condição de suportar operações em larga escala, uma boa opção para continuar no mercado e até mesmo ganhar uma posição de destaque é trabalhar com o nicho.

Um nicho de mercado, como o de pessoas interessadas em comprar papai noel inflável é uma fatia do mercado de consumo.

Ou seja, uma pequena parcela de pessoas com interesses específicos em um segmento particular. Normalmente, o mercado é bem amplo e possui diversos gostos e interesses.

Um nicho identifica as necessidades de um grupo em particular, compreendendo elementos mais específicos e que muitas vezes são deixados de lado em negócios mais amplos, que prezam por uma variedade maior de interesses do mercado.

O e-commerce de nicho busca esse tipo de ação de maneira mais direta, um esforço para atender a um público-alvo muito específico. Neste caso, você compreende as necessidades do nicho que deseja entrar e surge com novas possibilidades.

O mercado em geral está o tempo todo buscando inovação e mais recursos para serem trabalhados.

Quando você leva isso para o nicho, busca algumas particularidades de um grupo em específico, o que pode diminuir a quantidade de clientes, mas certamente manterá suas vendas em uma empresa de brinde, por exemplo.

Além disso, dependendo de quantos itens exclusivos para o nicho você tiver em seu e-commerce, existe uma chance de as pessoas não se incomodarem de pagar um pouco mais caro pelos itens.

Clientes que procuram lojas de nicho tem interesses muito específicos, e estão dispostos a negociar para conquistar a peça que você tem à disposição, principalmente se ela for um item difícil de encontrar no mercado ou de uma marca exclusiva para seu negócio.

Muitos empresários têm medo de restringir o público ao trabalhar com um nicho específico, mas a verdade é que quando você faz esse tipo de ação, acaba gerando uma nova demanda entre as pessoas que gostam do que você tem a oferecer, colocando a empresa em um status de autoridade.

Muitos nichos fazem parte de um conjunto de elementos que forma o estilo de vida ou a estética de alguns grupos em particular, como pessoas procurando suprimentos para impressoras zebra

Estas pessoas procuram itens desse estilo para seu vestuário, atividades e outros elementos importantes.

Por isso, quando você começa sua atividade nichando uma empresa, as pessoas que se relacionam com aquele nicho em particular começarão a se interessar pelo que você tem a oferecer.

Isso acaba colocando muitas vezes a pessoa na situação de cliente fiel, o que garante uma recorrência maior nas compras e faz com que seus primeiros clientes se tornem promotores da marca, ampliando assim suas chances de venda.

Definindo seu nicho de mercado

Existem diversos pontos que devem ser levados em conta quando você começa a trabalhar com um nicho específico. O ideal, entretanto, é que você se identifique com este nicho para trabalhar melhor.

O público de um determinado estilo de vida gosta de um atendimento personalizado. Por isso, quando você sabe o que esperar e o que está procurando para estas pessoas, acabam conquistando uma estrutura de qualidade para suas ações em uma fábrica de bobina de papel kraft.

Além disso, um ponto importante para empreender é procurar algo que você se sente bem. Antigamente, pensava-se que abrir um negócio exigia que você procurasse um segmento que não lhe interesse, para não agir como um consumidor.

Entretanto, o pensamento do consumidor é exatamente o que você precisa ter para conseguir resultados melhores em suas vendas, uma vez que você conhece o produto e sabe como gostaria de ser tratado no processo de venda.

Portanto, definir o nicho que você atuará é uma etapa muito importante de sua empresa como um todo.

Definindo seu público

O primeiro passo para você trabalhar com efetividade nesse tipo de ação é através da definição de seu público. 

O grupo de pessoas que se encaixa no perfil de nicho que você está tentando acessar é conhecido como o público-alvo.

É para estas pessoas que você fará uma série de ações de engajamento, apresentando seu conteúdo e buscando formas de conseguir converter vendas trabalhando com este nicho em particular para gerar bons resultados.

Entretanto, é preciso ter em mente que nem sempre você terá uma boa estrutura de marketing ou publicidade agindo com uma métrica muito genérica, como é o caso do público-alvo.

Para estes casos, é interessante pensar na utilização de uma persona. A persona é uma idealização de um cliente, criada para gerar mais informações quando você estiver pesquisando as ações que for tomar.

Uma persona é quase alguém real, uma vez que você oferece uma série de informações importantes para trabalhar com mais qualidade.

Além dos dados básicos como um nome, profissão e endereço, a persona tem todo um perfil psicológico traçado.

Dessa maneira, quando você trabalha com seus consumidores consegue agir de maneira mais efetiva, uma vez que as ações foram previamente testadas com uma persona bem estruturada, montada com base em seu público-alvo e nas transações já realizadas pela empresa.

Posicionamento de marca

O mundo está cada vez mais polarizado, e por conta disso, os consumidores costumam procurar empresas que se posicionam e que tem uma linha de pensamento similar a deles próprios.

Em uma empresa de nicho, é importante que você identifique se seu pensamento está de acordo com o de seu público, garantindo assim que você terá uma estrutura mais qualificada para atendê-lo.

O marketing de causa surgiu especificamente desse tipo de ação. Ele é usado quando sua marca se posiciona a favor de alguma causa e cria um evento promocional, onde é possível distribuir canetas plasticas brindes e fidelizar os seus clientes e conquistar novos leads.

É importante que sua empresa, ao adotar uma causa, realmente acredite nela. Os consumidores perceberão uma ação de marketing que não condiz com a forma que a companhia se posiciona, o que pode ser muito prejudicial para a empresa.

Dessa forma, se você adota sacola ecologica em algodao para enviar as mercadorias para os seus clientes, é essencial que todas as suas atitudes sejam condizentes com a preservação do meio ambiente.

A verdade e a transparência devem ser pontos importantes para você trabalhar com mais efetividade em suas ações de marketing como um todo, garantindo um retorno muito mais expressivo de pessoas que concordem com seus posicionamentos.

Características de produto

Outro ponto importante para você dar atenção é nas características dos produtos que está tentando vender. Isso porque alguns nichos de mercado podem ser explorados por muito tempo sem perder sua efetividade.

Por outro lado, alguns nichos são modas que passam depois de um tempo, e é preciso identificar se você acabará tendo de mudar seu material em breve para se adaptar ou acabar fechando as portas.

Saber o tipo de produto que você vai oferecer é um importante meio de garantir bons resultados em sua empresa.

Considerações finais

Destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido pode ser um processo muito complexo, principalmente se você tiver limitações de orçamento e logística. Entretanto, nichar seu e-commerce pode ser uma excelente alternativa.

Diante disso, você consegue trabalhar com mais efetividade suas vendas, diminuindo a quantidade de competidores no mercado e aumentando a fidelização de seus clientes por lidar com um nicho mais específico.

Além disso, os consumidores que compram com sua loja sentirão um tom de exclusividade, uma vez que estão tratando com especialistas no assunto e não uma loja genérica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!