Duzzi questiona agendamento limitado de consultas em unidades básicas de saúde de Americana


O vereador Valdecir Duzzi (SDD) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações da secretaria municipal de Saúde sobre o agendamento de consultas em horário limitado nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros São Domingos e Jardim Guanabara.

 

De acordo com o parlamentar, usuários da rede pública municipal de saúde o procuraram no gabinete informando que desde o dia 15 de junho o atendimento à população nas duas UBSs passou a ser feito através de agendamento, com horários limitados entre 10h e 12h e entre 15h e 16h.

 

No documento, Duzzi destaca que as UBS têm por definição o objetivo de servirem como local prioritário de atuação das equipes de atenção básica, com alto grau de descentralização, e a mudança desagradou os pacientes.

 

“Desde o inicio do mandato da atual administração, a população vem sofrendo com a ausência do serviço da saúde, até mesmo porque, nesse mesmo ano já aconteceu o fechamento dos Postos de Atendimento Imediato, e agora foi estabelecida uma nova maneira de como serão realizados os atendimentos nas UBS. Isso gera insatisfação da população, pois a mudança não faz com que se torne mais acessível, e os horários estabelecidos têm um intervalo de três horas sem atendimento”, relata.

 

No requerimento, Duzzi questiona como a Administração está controlando as cargas horárias das UBSs e quais foram os motivos que determinaram os horários de atendimento. Pergunta, ainda, quais os serviços de especialidades oferecidos pelas UBS e qual a justificativa para uma pausa no atendimento das 12h às 15h.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (25).

Comentários

Notícias relacionadas