Política 

Dr. José questiona Prefeitura sobre falta de bolsa coletora para pacientes colostomizados


O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protocolou, na última sexta-feira (3), um requerimento de informações à Administração Municipal sobre a falta de bolsa coletora para distribuição aos pacientes colostomizados na rede pública de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma ter recebido reclamações de pacientes submetidos à colostomia sobre a falta de bolsa adesiva coletora de produtos intestinais.

“Desde 2009, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população o procedimento cirúrgico, que consiste na colocação da bolsa. O paciente colostomizado gasta um valor considerável por mês para a compra das bolsas se não for atendido pelo serviço público e a maioria não dispõe de recursos para aquisição do dispositivo no mercado tradicional”, explicou o vereador. Dr. José ressalta que as bolsas devem ser trocadas periodicamente ou de acordo com a necessidade e o importante é manter a colostomia higienizada.

No requerimento, ele indaga se está havendo falta de bolsa coletora de produtos intestinais para serem distribuídas aos pacientes colostomizados atendidos pela rede municipal de saúde. Em caso de resposta afirmativa, o vereador questiona qual é o motivo de não haver o produto na rede pública municipal. Ele também pergunta desde quando está faltando o produto nas unidades de saúde do município e se essas bolsas coletoras distribuídas à população barbarense são adquiridas pela Prefeitura ou enviadas ao município pelo Governo Federal e Governo Estadual.

Por fim, o parlamentar pergunta quantos pacientes recebem bolsas coletoras no município, quantas bolsas são distribuídas a cada paciente por mês. Ele também indaga qual é a estimativa de prazo para a solução desse problema e qual é o valor investido mensalmente pelo município com a aquisição dessas bolsas.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Leia também...