Política 

Dr. José questiona Prefeitura a respeito da falta de fraldas geriátricas nas Unidades de Saúde


O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de requerimento de informações protocolado nesta segunda-feira (9), pede informações à Administração Municipal sobre a falta de fraldas geriátricas nas Unidades Básicas de Saúde para distribuição às pessoas idosas no município de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar foi questionado por moradores de diversos bairros da cidade sobre a falta de fraldas geriátricas nas unidades de saúde para atender a população necessitada.

“Os cuidados com a higiene são uma questão de saúde e, na terceira idade, tornam-se ainda mais necessários devido a algumas particularidades comuns a essa fase da vida”, disse, ressaltando que idosos com restrição motora ou déficit de mobilidade, idosos com déficits cognitivos, com episódios de incontinência urinária ou intestinal, com incapacidade para o autocontrole, necessitam da ajuda do poder público para ter acesso ao produto. “A maioria das pessoas idosas recebe aposentadorias ou pensões no valor de um salário mínimo, o que torna inviável a compra do produto no mercado tradicional”, destacou.

No requerimento, Dr. José indaga se atualmente ocorre falta de fralda geriátrica nas Unidades de Saúde para serem distribuídas à população. Em caso de resposta afirmativa, ele pergunta qual é o motivo de não haver o produto na rede pública municipal e desde quando faltam essas fraldas na rede pública. Ele também pergunta se esses itens são adquiridos pela Prefeitura ou são encaminhadas ao Município por outras esferas governamentais. Ainda no requerimento, o parlamentar questiona o número de pacientes que recebem fraldas geriátricas no Município e qual é a estimativa de prazo para a solução desse problema.

Comentários

Leia também...