Política 

Dr. José faz apelo a deputados pela realização de cirurgias de catarata no Município

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de moção protocolada hoje (26), manifesta apelo aos deputados Cauê e Vanderlei Macris para que intermedeiem junto aos governos estadual e federal a liberação de recursos para a realização de cirurgias reprimidas de catarata em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar destaca que o Município possui uma fila de espera de 1.310 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que aguardam por uma cirurgia de catarata, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes a novembro de 2013.

 

“Esse número sobe praticamente todos os dias e muitos pacientes esperam pela cirurgia na cidade há quase três anos. Apesar dos esforços da Administração Municipal, não há perspectiva positiva para solução do problema em curto prazo”, afirmou Dr. José. O vereador relatou, ainda, que em todo o ano passado a Secretaria Municipal de Saúde realizou 561 cirurgias de catarata, o que representa uma média de 22,08 procedimentos mensais, número insignificante se comparado à demanda.

 

“Somente um esforço concentrado entre governos municipal, estadual e federal para a realização de cirurgias de catarata poderia ser capaz de solucionar esse grave problema de saúde enfrentado pelo Município”, afirmou o vereador, ressaltando que, ao devolver a visão a muitos pacientes, essa cirurgia aumenta a independência e a autoestima dessas pessoas.

 

Redação

Comentários

Leia também...