29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Doenças ocupacionais são as que mais afastam os trabalhadores

Compartilhe essa notícia!

As doenças ocupacionais afastam milhares de trabalhadores todos os anos de seus postos. Conheça quais são as causas e como combatê-las.

Para quem não sabe, as doenças ocupacionais são aquelas resultantes de algum problema causado pelo trabalho e o que preocupa é que o número vem aumentando.

O problema de saúde que mais tem chamado a atenção é a LER/Dort – Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. Somente em 2017, foram concedidos 22.029 benefícios resultantes delas.

Analisando detalhadamente essa situação, o que mais afastou os trabalhadores nesse período foi a dorsalgia (dor nas costas), com cerca de 83,8 mil casos.

Não são apenas as doenças físicas que fazem com que os trabalhadores precisem se afastar de suas funções. Os episódios depressivos registraram mais de 43 mil casos de auxílio doença para o INSS em 2017.

Muitas dessas doenças ocupacionais são causadas por posições inadequadas por um período prolongado, estrutura inadequada para que o trabalho seja realizado, clima organizacional desfavorável e metas impossíveis de serem atingidas.

Como combater as doenças ocupacionais?

A prevenção é a melhor maneiras de combater as doenças do trabalho e deve haver uma ação conjunta do trabalhador e empregador.

Os trabalhadores que adquirem esses problemas ficam com sua saúde comprometida e não conseguem exercer suas atividades. As empresas, por sua vez, começam a ter faltas de seus colaboradores e queda no desempenho.

Para que nenhum dos lados acabe prejudicado, veja quais atitudes podem ser tomadas para prevenir as doenças ocupacionais.

Ter um plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial pode fazer toda a diferença porque permite acesso rápido a médicos e exames ao menor sinal de problema.

O funcionário que sentir que está sendo afetado por problemas físicos ou psicológicos pode procurar ajuda antes que a situação se agrave e receba o tratamento adequado.

Dessa maneira é possível prevenir o afastamento e complicações médicas.

Realizar avaliação ergonômica do ambiente de trabalho

Essa é uma tarefa a ser realizada pela empresa analisando se estão sendo cumpridas todas as normas que garantem condições adequadas de trabalho.

Dessa forma, quando tudo está certo, as pessoas não precisam fazer esforços excessivos ou ficar em posições incômodas que resultem em lesões.

Pausar para alongamentos

Independentemente da empresa oferecer a ginástica laboral, o colaborador deve fazer pausas regulares para alongar a musculatura.

Isso pode ser feito no local de trabalho ou próximo a ele, com exercícios que ajudem a aliviar a pressão e previnam danos.

Melhorar o clima no trabalho

As empresas podem pressionar menos seus colaboradores e estabelecer metas viáveis para que eles não se sintam pressionados.

É preciso criar um ambiente agradável para trabalhar, com espaços para relaxamento a fim de evitar problemas psicológicos relacionados a dificuldades de relacionamentos profissionais e cobranças excessivas.

Garantir o uso de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individuais são essenciais para prevenir acidentes de trabalho e também para evitar danos a longo prazo.

Sempre que a função exigir o uso de EPIs, a empresa deve providenciá-los e os trabalhadores devem fazer uso dele sempre.

Fiscalizações e orientações sobre o uso e sua importância garantem que haja aderência a essa exigência.

As doenças ocupacionais têm crescido muitas vezes por falta de cuidados preventivos das empresas e trabalhadores. Se não deseja entrar para as estatísticas, é necessário buscar maneiras de cuidar da saúde.

Por Jeniffer Elaina, do PlanoDeSaudeEmpresa.org

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!