29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Diretoria de Segurança de Trânsito de Nova Odessa orienta sobre uso do Cartão do Idoso

Compartilhe essa notícia!

Palestra ocorreu no segundo dia de programação da Semana do Idoso em Nova Odessa

 

No segundo dia das atividades referentes à Semana do Idoso, que ocorre no Clube da Melhor Idade entre quarta-feira (30) e esta sexta-feira, dia 2, agentes de Trânsito deram uma palestra a um grupo de frequentadores do local a respeito do uso do Cartão do Idoso em automóveis. O documento permite às pessoas com 60 anos ou mais utilizar vagas especiais em diversos estacionamentos públicos e privados.

O agente de Trânsito Neto explicou que o documento é válido em todo o território nacional e deve, obrigatoriamente, ser colocado sobre o painel do veículo dirigido pelo idoso que estaciona nas vagas especiais reservadas. “Estamos fazendo fiscalização na cidade e notam-se pessoas parando indevidamente nas vagas especiais. O idoso tem que trazer o cartão dentro do veículo, em local visível”, explica.

Após a palestra de orientação e sanadas as dúvidas dos participantes foram deixados vários formulários para preenchimento e solicitação do cartão junto à Diretoria de Segurança de Trânsito. “As pessoas podem nos procurar depois para obter o Cartão do Idoso”, acrescenta Neto. O agente ainda lembrou que o documento possui prazo de validade e precisa ser sempre renovado.

Em seguida, a farmacêutica Juliana Raquel da Cunha Corrêa fez uma roda de conversa para falar sobre a prevenção de quedas aos idosos. “Com o passar dos anos e a chegada à velhice perde-se o tônus muscular e a agilidade. Estudos comprovam que a maioria das quedas ocorre dentro da própria casa e é importante saber que cuidados devem ser tomados para evitar graves problemas de saúde”, alerta.

Ela menciona itens como a necessidade de colocar barras de apoio nos banheiros, descartar tapetes e usar calçados adequados. “Pessoas acima de 60 anos não devem ter tapetes em casa, é um perigo grande de quedas”, reforça Juliana. “O que acaba ocorrendo após as quedas são fraturas e o idoso fica acamado, prejudicando ainda mais a sua saúde e até vindo a falecer”, completa.

Na sequência a naturóloga Maine Fernandes falou sobre a Fitoterapia, que é o uso de plantas medicinais em várias formas (chá, cápsulas e tinturas). “São produtos que ajudam a prevenir doenças e recuperar a saúde da pessoa, da maneira mais natural possível”, descreve a especialista em Medicina Integrativa. “A Fitoterapia não substitui a Medicina tradicional, mas sim caminha paralelamente”, acrescenta.

Por fim, o personal trainer Renan Reis, do Grupo Solo, promoveu atividades físicas voltadas ao fortalecimento muscular e equilíbrio corporal dos idosos. “São exercícios funcionais adaptados aos idosos. Mais leves, respeitando os limites de cada um”, detalha. “O objetivo é fortalecer o corpo da pessoa na terceira idade, com mais equilíbrio para as atividades do dia a dia”, completa.

Na quarta-feira (30), primeiro dia das atividades da Semana do Idoso, houve a disponibilidade de diversas brincadeiras antigas e a interação entre idosos e jovens de um colégio. Uma ‘Blitz da Saúde’ também aferiu a pressão arterial dos frequentadores do Clube da Melhor Idade. E nesta sexta-feira, dia 2, será realizada apresentação do grupo de forró Baião de Três, às 14 horas. Haverá ainda uma confraternização, para a qual é pedida que os participantes levem um prato doce ou salgado e um refrigerante.

Essas atividades complementam todo o trabalho que é realizado ao longo do ano no Clube da Melhor Idade, que proporciona o cuidado integral com os idosos”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “São benefícios físicos e psicológicos ao pessoal da Melhor Idade, prevenindo problemas de saúde com atividades físicas e orientações”, completa.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!