Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Diocese de Piracicaba: Com a presença do Núncio Apostólico, missa e diversos eventos marcarão o encerramento do Jubileu de Brilhante

Dom Fernando durante celebração de encerramento do FestVoc 2018 - foto Rosiley Lourenço

Dom Fernando durante celebração de encerramento do FestVoc 2018 – foto Rosiley Lourenço

Serão quatro dias de atividades, sendo que o ponto alto será a Missa Solene no dia 8 de setembro, às 16h, no Engenho Central de Piracicaba

Nesta sexta-feira, 6 de setembro, às 19h30, no Engenho Central, em Piracicaba ocorre a  abertura oficial das celebrações do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da nossa Igreja Particular. O evento contará com a participação do bispo diocesano Dom Fernando Mason e do clero. Após a abertura terá início o “FestVoc” (Festival Vocacional) 2019, primeiro evento que compõe a programação Oficial do Jubileu de Brilhante.

As atividades terão continuidade durante todo final de semana e também na segunda-feira, 9, e contará com a presença do representante da Santa Sé no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, que visitará a Diocese de Piracicaba nos dias 7, 8 e 9 de setembro.

O primeiro compromisso do Núncio Apostólico será no sábado, 7, às 19h, quando celebrará missa na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro Jardim Itapuã, em Piracicaba.

Com a expectativa de receber mais de 10 mil pessoas, o ponto alto da presença do representante do Papa Francisco, em nossa diocese, será no domingo, 8 de setembro, às 16h, no Engenho Central, em Piracicaba, onde Dom Giovanni D’Aniello presidirá Missa Solene comemorativa do Jubileu de Brilhante. A santa missa será concelebrada pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, pelos arcebispos e bispos convidados e pelos sacerdotes, contando também com a presença dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos, coroinhas; havendo também a presença das equipes diocesanas de pastorais, movimentos e associações, das equipes paroquiais e fiéis dos 15 municípios que compõem o território diocesano.

Durante a visita à diocese, o Núncio Apostólico terá momentos de encontro com o clero diocesano e com autoridades civis que se fizerem presentes dos 15 municípios que compõem o território diocesano. Dom D’Aniello terá  também um encontro com a juventude na Sé Catedral Santo Antônio, domingo, 8, no período da manhã. Ainda compõe a agenda oficial, a celebração eucarística na segunda-feira, às 9h, no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José e visita reservada ao Lar Escola da Serva de Deus Madre Cecília do Coração de Maria, instituições religiosas localizadas na cidade de Piracicaba.

Dom Fernando Mason, bispo diocesano de Piracicaba lembra que o Ano Jubilar da diocese teve início em setembro de 2018 e que no decorrer de todo ano muitas atividades foram desenvolvidas em nível diocesano e nas regiões pastorais, recordando a caminhada realizada nestas sete décadas e meia de evangelização. “Este é momento de agradecermos a Deus por tudo que Ele nos fez e que nos permitiu fazer como seus colaboradores”, ressalta o bispo.

Segundo padre Marcelo Sales, presidente da Comissão dos 75 anos, os festejos irão contemplar todos os setores da diocese, havendo atividades para o clero, jovens, leigos, religiosos, vocacionados e o show para fechar o Ano Jubilar com alegria e agradecimento. “O Engenho Central é o coração da cidade de Piracicaba e será o coração diocesano a pulsar vida nova e de celebração da nossa história de evangelização”, salienta o sacerdote.

A festa jubilar será encerrada às 19h, com show do Ministério Adoração e Vida, com Walmir Alencar, e terá entrada franca.

Durante os três dias de evento no Engenho Central também haverá praça de alimentação.

 

HÓSPEDE OFICIAL – Durante os três dias que permanecerá em Piracicaba, Dom Giovanni D’Aniello será considerado hóspede oficial do município. O Decreto 17.996/2019 foi assinado pelo prefeito Barjas Negri na última quinta-feira, dia 29 de agosto. No Decreto, o prefeito salienta a trajetória do representante do papa no Brasil, que é Doutor em Direito Canônico e foi nomeado Núncio Apostólico para República Democrática do Congo em 2001. Posteriormente, em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja até ser nomeado pelo Papa, hoje emérito, Bento XVI, em 2012 como Núncio Apostólico no Brasil.

 

HISTÓRIA – A Diocese de Piracicaba foi criada em 26 de fevereiro de 1944, pela Bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, do Papa Pio XII, com território integralmente desmembrado da então Diocese de Campinas. O Núncio Apostólico, Dom Bento Aloisi Masella, assinou, em 6 de junho de 1944, o decreto de instalação. A cerimônia solene de instalação da diocese ocorreu no dia 11 de junho do mesmo ano, quando pela primeira vez um Núncio Apostólico visitou oficialmente a diocese. Já a posse do primeiro bispo diocesano Dom Ernesto de Paula ocorreu em 8 de setembro de 1945, razão pela qual a data foi escolhida para a celebração oficial de encerramento do Ano Jubilar dos 75 anos da diocese.

 

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO

Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba

6, 7, 8 e 9 de setembro de 2019

 

Sexta-feira – 6 de setembro

19h30 – Abertura oficial do Jubileu de Brilhante, no Engenho Central, em Piracicaba.

20h30 – Início do “FestVoc” com apresentações da categoria Música.

 

Sábado – 7 de setembro

9h – “FestVoc” com apresentações das categorias Dança e Teatro (períodos da manhã e tarde).

19h – Santa Missa, na Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello.

20h – Premiação do “FestVoc”.

21h – Show de encerramento com o DJ Alan Nunes

 

Domingo – 8 de setembro

8h – Acolhida dos jovens para o “DNJ”, café da manhã e momento de animação na Praça da Sé Catedral Santo Antônio.

8h30 – Visita do Sr. Núncio à Cúria Diocesana e, em seguida, encontro com os diáconos permanentes e esposas.

9h30 – Visita do Sr. Núncio à Sé Catedral, encontro e catequese com os jovens da Diocese.

10h30 – Caminhada dos jovens em “Defesa da Vida” até o Engenho Central de Piracicaba e início das atividades esportivas e de lazer do “DNJ”.

11h – Encontro do Sr. Núncio com os presbíteros, no Centro Diocesano de Formação.

15h30 – Encontro reservado do Sr. Núncio com os prefeitos dos 15 municípios da Diocese de Piracicaba e autoridades convidadas, no Engenho Central de Piracicaba.

16hSolene Celebração Eucarística (Missa) comemorativa do Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba, no Engenho Central de Piracicaba, presidida por Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, bispos convidados e pelos sacerdotes do clero diocesano e religioso, com participação dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos e coroinhas, das equipes de pastorais, movimentos e associações diocesanas e paroquiais, fiéis e autoridades da Diocese de Piracicaba.

19hShow de encerramento do Jubileu com o Ministério Adoração e Vida, com Walmir Alencar. (Entrada Franca)

 

Segunda-feira – 9 de setembro

9h – Santa Missa, no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico.

10h30 – Visita do Sr. Núncio ao Lar Escola Madre Cecília do Coração de Maria e às obras sociais.

12h – Encontro do Sr. Núncio com os Seminaristas dos Seminários Diocesanos, em Campinas.

 

Rosiley Lourenço

Comentários