Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Dinâmicas podem ser aplicadas nas festas de fim de ano para aproximar as pessoas e descontrair o ambiente


Atividades auxiliam os convidados a se conhecerem melhor e a estreitarem os laços de amizade que acabam ficando em segundo plano

Com a correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas acabam se afastando umas das outras. Aproveitando a chegada das festas de final de ano, nada melhor do que propor atividades para aproximá-las e criar um ambiente mais descontraído durante os eventos. Pensando nisso, a docente Renata Miquelete Vecchini, da área de gestão de negócios do Senac Americana, preparou algumas dicas de dinâmica para festas.

 

Renata destaca que, nas confraternizações, é importante buscar o envolvimento entre todos e a descontração do ambiente, seja nas festas familiares, seja nas corporativas. “As pessoas sempre fazem amigo secreto/oculto, mas podemos ir além desta brincadeira, inovando nossas festas, tanto na empresa como nas reuniões de famílias, com dinâmicas, que auxiliam na interação entre os convidados”, explica.

 

O principal objetivo dessas atividades, segundo a docente, é possibilitar que os participantes se conheçam melhor e estreitem ainda mais os laços de amizade, que muitas vezes ficam em segundo plano, devido à rotina. “Uma dinâmica bem agradável é solicitar que os participantes tragam uma foto de quando eram crianças e depois anotem em um papel uma travessura que fizeram na época da foto, para que os demais participantes tentem adivinhar”, exemplifica.

 

A docente preparou um passo a passo de outra dinâmica para esses encontros, confira a seguir:

 

Objetivo: Integrar os participantes, destacando suas virtudes.

Material: Uma caixa de bombom, embrulhada para presente, de modo que disfarce seu conteúdo.

Aplicação: Pedir para que os participantes formem um círculo a fim de que todos possam se ver.

Dinâmica: O organizador deverá escolher uma pessoa do grupo para entregar o presente e dirá:

 

1- Parabéns, você foi escolhido (a) para receber esse presente que simboliza a confraternização, a união deste grupo a qual ampliaremos ainda mais destacando as qualidades de cada um dos participantes. No entanto, esse presente não será só seu, olhe em volta, observe seus colegas, veja entre eles aquele que é o mais organizado e dê a ele (a) este presente. (Neste momento o coordenador passa à pessoa o papel com o texto abaixo para que ele leia):

 

2- Você é uma pessoa muito organizada e serve como exemplo para todos nós aqui, todos podemos nos esforçar e aprender muito com você, mas eu peço que você pegue esse presente e o passe adiante para a pessoa que você acha que é a mais feliz nesta festa.

 

3 – A pessoa organizada recebe o presente, agradece e o coordenador entrega o próximo texto para que ela leia para a pessoa mais feliz. E, assim por diante, cada um terá a oportunidade de interagir, sendo escolhida a pessoa mais otimista, motivada, extrovertida, tímida, inteligente, gentil, prestativa, dinâmica, simpática, líder, solidária e, por fim, o papel deve ser passado para a pessoa que mais transmite paz e generosidade.

 

4 – A mensagem final para esta última pessoa e para o grupo é que a paz é uma possibilidade próxima de cada um de nós. Ela começa com a paz interior e se espalha por todo o ambiente e consegue trazer harmonia nos momentos que muitos de nós nos exaltamos. A generosidade dessa última pessoa escolhida fará com que ela reconheça que o presente não pertence só a ela e por isso irá reparti-lo com todos, distribuindo os bombons.

 

 

Capacitação

 

O Senac Americana oferece um extenso portfólio de cursos de curta duração na área de gestão e negócios. A programação completa está disponível no Portal Senac (www.sp.senac.br/americana).

 

 

 

 

Comentários

Dennis Moraes