SB24Horas

Notícias na hora certa!

Dilma Rousseff viaja à Venezuela para assistir à posse de Nicolás Maduro

Em meio ao clima de instabilidade política depois das eleições na Venezuela, Dilma Rousseff decidiu participar da posse do novo presidente venezuelano, Nicólás Maduro, e também de um manifesto conjunto dos líderes sul-americanos ao sucessor de Hugo Chávez.

Dilma embarca nesta quinta (16) para Lima, onde participa no início da noite de reunião de emergência da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Apesar de uma comissão da Unasul que acompanhou a eleição no último domingo já ter reconhecido a vitória de Maduro e ter felicitado o novo presidente, os líderes sul-americanos deverão assinar conjuntamente apoio à escolha do sucessor de Chávez.

A ida da presidente foi anunciada na noite desta quinta e surpreendeu até mesmo o Ministério das Relações Exteriores, responsável por organizar as viagens internacionais da presidente.

Depois da reunião em Lima, Dilma embarca para Caracas, onde passa a noite e participa da posse de Maduro no fim da manhã de sexta.

Vice de Chávez e presidente interino desde a morte do líder venezuelano, em março, Maduro venceu as eleições no último domingo com uma diferença de apenas 1,6 ponto percentual em relação ao oposionista Henrique Capriles.

Apoiadores de Capriles foram às ruas de Caracas pedindo recontagem de votos. Houve confronto, feridos e presos.

 

Fonte: Folha de São Paulo