SB24Horas

Notícia na hora certa!

Dicas para você selecionar o sistema ERP ideal para você

O ERP, ou o software de planejamento de recursos empresariais, é um conjunto integrado de aplicativos projetados para gerenciar funções de negócios, como finanças, recursos humanos, vendas e manufatura.

Diferentes sistemas ERP são projetados para diferentes tamanhos de empresas e setores. Muitos sistemas ERP são flexíveis e podem acomodar organizações de qualquer tamanho. 

Por exemplo, pequenas organizações, como montagem e manutenção industrial, não precisam necessariamente selecionar um sistema projetado para pequenas e médias empresas. 

Ao implementar um sistema projetado para grandes empresas, as pequenas organizações podem simplesmente escolher os módulos que implementam. 

Os principais benefícios envolvem:

  • Melhor organização;
  • Planejamento estratégico mais assertivo;
  • Maior aproveitamento de recursos do orçamento;
  • Otimização de tempo.

As pequenas organizações também podem escolher uma solução diferente do mesmo fornecedor, como as que prestam serviço de aplicação resina epoxi piso.

Quando implementado corretamente, o software ERP aumenta a eficiência organizacional, automatizando os processos de negócios e permitindo o acesso a dados confiáveis. Por isso, no artigo de hoje, você vai saber como selecionar um ERP. 

Como selecionar um sistema ERP

Talvez você esteja procurando adquirir um novo software ERP. Talvez você esteja no meio da implementação e queira ter certeza de que está no caminho certo. Talvez você seja apenas uma pessoa curiosa. 

Independentemente do motivo, saiba disso: selecionar um sistema ERP pode ser uma tarefa difícil.

O software ERP pode fazer ou quebrar sua organização, por isso é importante acertar desde o início. Um processo de seleção de ERP abrangente e planejado deve apoiar suas metas organizacionais gerais. 

Uma base sólida de planejamento e estratégia, e de preferência experiência, é necessária ao assumir esta tarefa. Não deve ser considerado levianamente. Portanto, confira as 10 dicas para escolher seu ERP adequadamente.

  1. Defina os requisitos

O primeiro passo para qualquer negócio antes de escolher o software ERP é definir minuciosamente o escopo do projeto, BPR (Business Process Review) e NAA (Needs Assessment & Analysis). 

Quanto mais você especificar os requisitos, mais específico o fornecedor de ERP pode ser em suas ofertas. Não listar os requisitos de forma abrangente pode prejudicar os cronogramas e o orçamento do projeto.

Muitas vezes as empresas selecionam sistemas ERP com base na popularidade, preço ou exagero de tecnologias modernas. Sem uma abordagem sistemática, as empresas ficam presas a sistemas caros, customização desnecessária e soluções altamente integradas.

Para evitar isso, você deve escolher um sistema ERP com recursos específicos do setor e adequados às suas necessidades dos seus negócios de balcão de mármore preço, por exemplo.

Dessa forma, você será capaz de procurar oportunidades para diminuir despesas gerais,

aumentar a eficiência e coletar requisitos de relatórios em estágios centrais de seus fluxos de trabalho de negócios. 

  1. Escalabilidade

O objetivo central de ter um software ERP é integrar todas as suas operações comerciais em um único sistema conveniente, de modo a aumentar sua produtividade. 

Da mesma forma, a escalabilidade desempenha um papel vital na produtividade dos negócios, uma vez que as empresas precisam acompanhar as crescentes demandas do mercado e escalar de acordo com os requisitos futuros.

É por isso que, junto com o acesso aos processos de negócios, as empresas também devem avaliar a capacidade dos sistemas ERP de escalar e atualizar com o tempo, a fim de dar suporte às suas futuras complexidades de desenvolvimento. 

Isso os salvará de despesas redundantes de pesquisa e implantação de novos sistemas. Assim, a venda de sua porta corta fogo acústica pode se tornar mais fácil.

  1. Avalie o ROI, não apenas os custos iniciais

A implementação de um software ERP requer um investimento inicial considerável, mas também é importante considerar o ROI (Return of Investment). O sistema ERP certo gerará eficiências de negócios e receitas que superam os custos iniciais. 

Visto que a escolha de um sistema ERP inadequado para sua empresa pode resultar em grandes armadilhas devido ao excesso de customização e aumento das despesas de manutenção.

Pegue o caminho do meio e escolha o sistema ERP que atende precisamente ao seu tipo de setor e aos processos de negócios, sem ser muito caro ou barato. Dessa forma, você controla o orçamento da sua empresa de aquecedores solares baixa pressão.

  1. Integração e compatibilidade com os sistemas atuais

Os sistemas ERP utilizam uma única plataforma para gerenciar, otimizar e automatizar todos os seus processos de negócios. Por esse motivo, você deve integrar sistemas ERP em seus sistemas atuais ou substituí-los completamente para um fluxo de dados contínuo.

Se um sistema ERP não se integra com seus outros sistemas de software, isso pode levar a problemas de migração de dados, aumento nos custos de mão de obra e obstáculo em processos orientados por dados. Assim, eventualmente se torna inutilizável e inútil.

É por isso que as empresas devem procurar sistemas ERP que se integrem perfeitamente e sejam compatíveis com seus sistemas existentes para transmissão consistente de dados entre os aplicativos de sua empresa de instalação de cameras valor.

  1. Capacidade de personalização

Quer você seja uma pequena ou grande empresa, encontrar um software ERP adequado que seja compatível com seus requisitos é um pouco desafiador.

O software ERP ideal é aquele que se adapta facilmente aos seus processos de negócios, ao mesmo tempo que aumenta seu desempenho. E isso acontece quando o sistema ERP tem o tipo certo de recursos de personalização.

Um sistema ERP personalizável permite otimizar e ajustar suas funcionalidades de acordo com as necessidades do seu negócio de mangueira para hidrante preço.

  1. Pesquise sobre fornecedores de software com antecedência

Os fornecedores de ERP com expertise, reputação e experiência na implantação e implementação de sistemas ERP serão capazes de impulsionar o crescimento e a produtividade do seu negócio a longo prazo.

Eles estão armados com as ferramentas certas de implantação, recursos qualificados e conhecimento técnico aprofundado para realizar uma transição de software perfeita.

Por outro lado, fornecedores inexperientes de ERP podem não entregar os resultados exigidos devido à falta de know-how na implantação de sistemas ERP de alta tecnologia.

Optar por esses fornecedores pode aumentar os erros de implantação, eventualmente prejudicando o núcleo do seu negócio.

Nesta fase crítica de avaliação, a participação e a opinião das principais partes interessadas são de grande importância. Sem ele, o projeto pode enfrentar uma adoção deficiente do usuário, atrasos e benefícios menores.

  1. Plataforma de hospedagem associada

Os serviços on-premise gerenciados em nuvem, como em várias plataformas de tecnologia ERP prevalecentes hoje em dia. Portanto, as empresas devem escolher a solução ERP certa para o seu negócio, aquela que se adapta ao seu nicho.

Um serviço local é um método tradicional em que você adquire o sistema ERP e ele é instalado em sua própria sala de servidor.

Um serviço gerenciado é onde você terceiriza o servidor e os serviços de backup para um melhor gerenciamento. Esta plataforma é amplamente escolhida por empresas de grande escala para reduzir os custos de capital envolvidos.

E, por último, os sistemas ERP baseados em nuvem estão evoluindo rapidamente hoje devido aos seus recursos de adaptação perfeita aos processos de negócios. Nesses sistemas, a infraestrutura em nuvem remota implanta o sistema ERP como um aplicativo. 

Cada uma dessas plataformas de tecnologia tem suas vantagens e desvantagens, você precisa avaliá-las, pesá-las e escolher o sistema ERP que melhor se adapta à sua empresa de telefonia IP, por exemplo.

  1. Otimização para celular

Com o rápido aumento de usuários móveis no mercado, não se deve negligenciar a importância de acessar os componentes dos sistemas ERP por meio desses dispositivos. 

Selecione um sistema ERP que forneça segurança aprimorada enquanto permite aos usuários acessar módulos e aplicativos em tablets e smartphones.

  1. Relatórios e métricas

Esse aspecto geralmente é esquecido por muitas empresas ao escolher o software ERP certo. “Quais métricas principais você deseja medir a partir do sistema ERP?” e “O seu sistema de relatórios atual é capaz de extrair métricas valiosas do sistema?”

“Você precisa investir mais na contratação e recursos de outras ferramentas, a fim de obter as métricas personalizadas desejadas para impulsionar as receitas dos negócios?”

As empresas precisam refletir sobre essas questões e descobrir a resposta durante a própria fase de seleção. 

Muitas organizações compram o modelo de software e ficam presas a ele por vários anos, apenas para perceber mais tarde que ele não é direcionado ao desempenho.

  1. Atualizações e manutenção fáceis

Para obter desempenho orientado à receita de um sistema ERP, as organizações devem se certificar de que o sistema opere em sua versão mais recente e atualizada.

São versões desatualizadas ou mais antigas do sistema ERP podem causar erros de desempenho, atrasos nos tempos de carregamento e até mesmo expor sua empresa a ataques maliciosos. 

Portanto, examine o procedimento de atualização do sistema ERP, se é fácil e econômico a longo prazo. Afinal, pagar mais para atualizar o sistema todas as vezes não é uma preferência econômica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.