Acordar mais cedo, praticar exercícios e tomar um bom café da manhã estão entre as estratégias.
Acordar cedo faz parte da rotina da maior parte dos brasileiros. Em um país no qual o trabalho começa a ser feito, geralmente, por volta das oito horas da manhã, é preciso despertar ainda mais cedo, garantindo tempo hábil para se arrumar, tomar um bom café da manhã e organizar a vida pessoal antes de sair rumo ao escritório.
Para tornar o processo menos desgastante e cansativo, cada indivíduo desenvolve sua técnica. Há quem tome banho para despertar, quem invista em um café diferente, como nas cápsulas de latte para Dolce Gusto, e existem também aquelas pessoas que buscam dicas para melhorar esse aspecto da rotina. Abaixo, você pode conferir algumas delas:
Comece a acordar um pouco mais cedo
Se você é do grupo de pessoas que detesta acordar cedo, essa dica pode parecer ineficiente. Entretanto, na prática, a realidade é um pouco diferente: colocando o alarme para despertar alguns minutos antes, você evita a correria pela manhã, que pode ser a principal causadora da irritação.
Não é preciso acordar horas antes. O ideal é reservar cerca de 15 a 20 minutos a mais para executar as tarefas com calma. Caso o tempo esteja “sobrando”, é possível realizar alguns ajustes até entender qual horário funciona melhor para ter uma rotina calma e produtiva.
Pratique exercício físico
A prática de exercícios físicos é indicada com frequência quando o assunto é saúde e bem-estar. Pela manhã, colocar-se em movimento também pode ajudar o indivíduo a se preparar melhor para o dia, liberando hormônios importantes, como a endorfina, que age na redução do estresse.
Na hora de encaixar as atividades físicas na rotina matinal, é essencial respeitar seu horário, seus gostos e seu limite. As opções variam desde esportes coletivos, musculação no próprio prédio ou até mesmo alguns minutos de aeróbicos feitos em casa. O importante é se mexer!
Tome um bom café da manhã
Tomar banho, arrumar os cabelos, escolher a roupa, preparar a marmita, organizar a mochila… Em meio a tantas atividades, muitas vezes o café da manhã acaba ficando para trás, sendo substituído por uma fruta consumida durante o trajeto ou por algumas bolachas que enganam o estômago no escritório.
O ideal é evitar que isso aconteça e garantir que alguns minutos da manhã sejam dedicados a comer e a tomar um bom café. Dessa forma, você evita o mau-humor, possíveis mal-estares na rua e ainda garante uma manhã mais produtiva e agradável.
Dedique alguns minutos a um hobby
O período da manhã costuma ser preenchido por muito trabalho e obrigações, que nem sempre são agradáveis. Para equilibrar essas atividades, a estratégia é separar alguns minutinhos para se dedicar a um hobby, tornando o momento menos desgastante.
Não existe uma regra: você pode ler algumas páginas de um livro, acessar as redes sociais, ouvir algumas músicas ou assistir a um vídeo curto em uma plataforma. Quem dita a atividade e o tempo gasto são seus gostos pessoais e as possibilidades da rotina.
Planeje o dia com antecedência
O planejamento é o maior aliado de uma rotina produtiva! Portanto, organizar-se para o dia seguinte ou até mesmo montar um cronograma para a semana são algumas das estratégias para tornar as manhãs menos estressantes. A depender da otimização do tempo, é possível até mesmo garantir alguns minutos extras de sono.
Algumas das estratégias mais comuns são separar a roupa do trabalho na noite anterior, organizar a mochila, montar a marmita, encher a garrafa de água, carregar os eletrônicos e até mesmo deixar o café da manhã adiantado. O planejamento deve ser feito e ajustado de acordo com as necessidades da sua rotina!
VEJA TAMBÉM
Neymar e Ivete Sangalo são as celebridades mais carismáticas do país, aponta estudo com brasileiros
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy