SB24Horas

Notícia na hora certa!

Dicas de ouro para começar empreender em 2022

Por Clemilda Thomé

 

Dezembro chegou, e com ele, vem o famoso balanço de fim de ano e o planejamento de novas metas e desafios para 2022. Com a crise econômica, muitos profissionais têm buscado se reinventar e uma das possibilidades é o empreendedorismo, iniciativa que está em alta no Brasil.

 

Segundo um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país: nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020, percentual considerado o maior desde 2015.

 

No entanto, é importante se preparar antes de começar a empreender. Estude o mercado, pesquise oportunidades e trace um planejamento para que seu negócio tenha o sucesso esperado. Se possível, invista em cursos. Converse com empreendedores e empresários mais experientes, faça networking, fale com pessoas que já passaram por esse processo, tenha mentores para te orientar, pois, como eles já vivenciaram o que você vai experienciar, poderão te conceder ensinamentos. Com isso, suas decisões, certamente, serão mais assertivas.

É fundamental ter um propósito, ou seja, ter clareza sobre o motivo principal da empresa existir no mercado. Com essa informação estabelecida para os clientes e colaboradores, os seus serviços ou produtos comercializados terão mais força. Quando comecei, meu pensamento foi empreender para fazer a diferença e contribuir de alguma forma para um mundo melhor.

 

Após escolher um nicho de mercado, é imprescindível investir na divulgação e estratégias para vendas. Utilize as redes sociais, sites e aplicativos. Priorize, sempre, o bom atendimento e a qualidade do serviço ou produto comercializado.

Esteja disposto a mudar processos, se necessário. Afinal, nem sempre tudo sai conforme o planejado. Seja flexível e tenha paciência, o sucesso é a combinação de persistência e consistência. Eu mesma tive que mudar alguns caminhos e processos quando vi que o que tinha planejado inicialmente não estava dando os resultados esperados, e isso faz parte.

 

Por fim, é essencial ter em mente que o fracasso só existe para quem desiste. Veja como exemplo Abraham Lincoln, que faliu duas vezes, perdeu sua casa, concorreu a cinco eleições e perdeu todas. Somente aos 51 anos se tornou presidente dos EUA. Então, aprenda com os erros e siga em frente com coragem e resiliência, ajustando o que for preciso para chegar ao seu objetivo.

Sobre Clemilda Thomé

Nascida em 1954, na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça. Hoje, é uma das mulheres de negócio mais influentes do país. Participa ativamente da gestão de suas empresas no Conselho de Administração da DSS Holding, mas tem como seu maior legado, a promoção da educação, que acredita ser o maior agente das mudanças e desenvolvimento do país. Exatamente por esse foco, Clemilda, faz parte do Instituto Sou 1 Campeão que oferece cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional, ao lado do Treinador Comportamental e esposo Mamá Brito e do ídolo do MMA mundial Rogério Minotouro. Um dos únicos institutos capacitados para oferecer esse tripé do conhecimento como o caminho completo e necessário para ajudar pessoas a executarem planos de vida e de negócios.

 

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas