Dica da semana: Shiitake


Lentinula edodes (Berk.) Pegler, conhecido como cogumelo “shiitake”, é a segunda mais importante espécie de cogumelo comestível cultivada no mundo, ficando atrás apenas do “champignon” de Paris (Agaricus bisporus). A produção mundial é crescente, sendo a China o principal país produtor. No Brasil, a produção de “shiitake” está se expandindo, principalmente nas regiões sul e sudeste, dadas as condições climáticas favoráveis.

O “shiitake” pode ser cultivado em troncos de árvores como o eucalipto, carvalho, mangueira e abacateiro e tem atraído a atenção de pesquisadores por apresentar qualidades nutricionais, medicinais e terapêuticas comprovadas cientificamente. Este tipo de cogumelo é comercializado fresco em bandejas, seco ou industrializado (em conserva).

O valor nutricional do Lentinula edodes varia em função da linhagem cultivada, do processamento após colheita e do estágio de desenvolvimento.

Os cogumelos comestíveis constituem um alimento de qualidade nutricional elevada e vêm sendo apontados como uma alternativa para aumentar a oferta de proteínas em países com alto índice de desnutrição. Na área médica foram verificados alguns resultados positivos como ação antibiótica, ativação do sistema imunológico e melhora de problemas de saúde como o colesterol, asma e úlcera.

VAMOS APLICAR O CONHECIMENTO!!!

Risoto de “shiitake”, tomate seco com espinafre

 

Ingredientes: aproximadamente ¼ de maço de espinafre, 100 gramas de queijo parmesão ralado, 300 gramas de arroz arbório, 200 ml de vinho branco seco, 200 gramas de tomate seco, 80 gramas de azeite de oliva, 2 dentes de alho picado, 450 gramas de shiitake, sálvia para decorar, sal a gosto.

Modo de Preparo: fatiar o shiitakee cortar os tomates secos em pedacinhos/ aquecedor o azeite de oliva e salteie o alho e o shiitake com sal a gosto/ retirar o shiitake e reservar e no mesmo azeite acrescentar o arroz e refogar bem até que os grãos estejam completamente envolvidos/ juntar o vinho branco, colocar um pouco do fundo quente, mexer e deixar cozinhar em fogo lento com a panela destampada/ Na metade do preparo adicionar os tomates secos picados e deixar o arroz terminar seu cozimento, porém não deixar secar completamente/ acrescentar o shiitake reservado, o espinafre picadinho, o queijo parmesão e tampar a panela, retirando do fogo/ esperar o arroz descansar de 3 a 5 minutos e servir imediatamente decorado com uma folha de sálvia. BOM APETITE!!!

 

 

Autor: Nutricionista Ceasa: Carolyne Ávila Fabrim, CRN 42277/P

Comentários

Notícias relacionadas