Dia Mundial da Voz: S. Bárbara realiza atendimentos nas UBSs e Centro de Especialidades


Neste sábado (16) será celebrado o Dia Mundial da Voz. A data foi criada em 1999 no Brasil e em 2003 passou a ter denominação mundial. Em Santa Bárbara d’Oeste, os serviços relacionados aos cuidados com a voz são oferecidos pela Prefeitura nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro de Especialidades Médicas.

 

Os atendimentos nas UBSs são realizados individualmente ou em grupos pelo fonoaudiólogo após agendamento. Também são promovidos Grupo de Pais, Grupo de Gestantes, Grupo Faça Saúde, Orientação Escolar e Acolhimento, com participação dos profissionais de fonoaudiologia. No Centro de Especialidades são atendidas os casos mais graves.

 

A coordenadora de fonoaudiologia da Secretaria de Saúde, Luciana Maluf Cervone, explica que a voz representa mais que uma forma de expressão. “A voz representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (dissonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais”, destacou.

 

Se a pessoa apresentar sintomas como rouquidão, cansaço ao falar, pigarro constante, perda ou falhas da voz ao final do dia, deve ficar atenta a esses sinais de alerta como um possível problema vocal. “Nesses casos, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência para encaminhamento com especialista, no caso o próprio fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista”, explicou.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o objetivo das comemorações deste dia é sensibilizar a população quanto à importância da voz nas atividades familiares, sociais e profissionais, além de promover a saúde vocal e favorecer a detecção precoce de doenças vocais, assim como o câncer de laringe.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas