Condutores bem preparados trazem muito valor para organizações, principalmente quando a empresa depende de sua mobilidade para entregar resultados. Quando os motoristas são mantidos atualizados sobre os protocolos de segurança e estão sempre atentos às práticas de direção segura eles evitam os perigos nas vias e estradas e economizam tempo, energia e dinheiro.
A melhor maneira de elevar condutores até esse padrão é implementar um programa de treinamento. Afinal, condutores bem instruídos são mais hábeis em lidar com veículos em quaisquer condições que possam enfrentar. O treinamento não apenas garante que funcionários estejam protegidos – ele reduz os custos que podem incorrer na manutenção e substituição de peças e veículos.
Embora seja impossível garantir que acidentes nunca aconteçam, o treinamento dos condutores certamente os torna mais difíceis de ocorrerem, ao mesmo tempo em que garante a conformidade com a saúde e a segurança e reduz riscos. Isso torna o programa de treinamento essencial para o gerenciamento eficaz da frota. E para celebrar o Dia do Motorista, que acontece neste 25 de julho, a ALD Automotive | LeasePlan, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou 3 benefícios do treinamento de condutores. Confira:
– Quando os motoristas são treinados adequadamente, o risco é reduzido de várias maneiras importantes. Eles são lembrados das melhores práticas em segurança ao volante e de comportamentos de condução arriscados que se tornaram, ao longo do tempo, “populares”. No treinamento, quaisquer maus hábitos detectados na observação de outros condutores na estrada podem ser identificados e desmitificados.
Seus funcionários podem encontrar diferentes situações durante a condução, de mau tempo a outros motoristas irresponsáveis e a locais de trabalho intenso. Enquanto a maioria está ciente desses riscos externos, o treinamento reforça o fato de que eles existem e ajuda os motoristas a estarem mais preparados para agir com segurança em tais eventos. Além disso, comportamentos como dirigir usando telefones celulares, sem sono adequado, ou sob a influência de drogas ou álcool, tornam os acidentes graves mais prováveis. O bom gerenciamento do risco da frota implica que os condutores aprendam suas políticas corporativas em torno da operação responsável dos veículos, bem como a importância direta de suas próprias ações.
Finalmente, o treinamento completo inclui instruções sobre como portar-se de forma mais confortável durante a condução, como recomendações ergonômicas para reduzir a dor ou a fadiga. Isso leva a motoristas mais felizes, com menos oportunidades de estresse na estrada – e operação mais segura do veículo.
2. A integridade da frota e o tempo de atividade do veículo são mais garantidos – Quando os negócios dependem de uma boa frota, é de extrema importância manter os veículos em condições ideais. O treinamento do motorista se traduz em menos acidentes, o que significa que mais veículos estão na estrada por mais tempo.
3. Manter padrões de conformidade de saúde e segurança – Sua organização deve sempre tomar todas as medidas necessárias para proteger os trabalhadores e minimizar riscos pessoais. A formação de condutores é um passo importante neste processo.
Como os próprios veículos são considerados locais de trabalho, propiciar situações que melhore a saúde e segurança de seus funcionários é também torná-los mais satisfeitos e felizes.
O treinamento pode encorajar os motoristas naquilo que já fazem bem e alertá-los para possíveis mudanças que podem fazer em seus próprios hábitos, para serem mais prudentes e seguros enquanto estiverem em trânsito. Dessa forma, o treinamento ajuda a cumprir as obrigações de saúde e segurança de sua empresa.





VEJA TAMBÉM
Mottu abre inscrições para Programa de Trainee 2026 com salários de até R$ 6 mil
Vem aí: Fórum Mundial Espírito e Ciência celebra 25 anos com evento on-line
Fórmula E anuncia retorno do E-Prix de Sanya, teste de novos pilotos em Miami e Madri, além de auxílios sociais