9 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dia do Consumidor: ABRABE alerta sobre cuidados na hora de comprar bebidas alcoólicas no mercado online

Compartilhe essa notícia!

Comprar em canais de confiança e desconfiar daquela promoção “boa demais para ser verdade” pode ajudar o consumidor a não cair em golpes 

Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma data em que diversas lojas e marketplaces realizam campanhas de ofertas e descontos. No entanto, é nesse momento que criminosos aproveitam para aplicar golpes e vender produtos ilegais que podem ser altamente nocivos à saúde.. O alerta é feito pela Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, que há décadas realiza iniciativas de combate ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas

Segundo o Relatório de Apreensões da entidade, nos últimos cinco anos, em média, 35% das bebidas apreendidas pelas autoridades e informadas à ABRABE eram falsificadas. Além dos impactos para a economia,  esses produtos podem trazer sérios riscos para a saúde, uma vez que os criminosos podem incluir qualquer substância ou líquido para encher as garrafas. Por isso, para quem vai aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor, a entidade faz orientações com alguns cuidados nas compras em lojas físicas e também on-line. 

“Promoções são bem-vindas e, com certeza, todos devem aproveitar, mas é importante estar atento para não cair em ciladas. Por isso, quando for comprar, escolha canais de venda de sua confiança e fique atento aos preços muito abaixo da média de mercado. Se perceber que aquela oferta está demasiadamente tentadora, faça uma pesquisa em outros sites para comparar o valor”, explica Cristiane Foja, presidente-executiva da associação. 

As vendas na internet ainda não exigem os mesmos documentos que a comercialização em lojas físicas exige e, por isso, o consumidor precisa ficar atento ao produto adquirido. A entidade reforça algumas orientações. “Verifique se o contrarrótulo está escrito ou possui etiqueta em português e se está com o registro do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Também vale confirmar se a garrafa do produto está em boa condição e o lacre não apresenta nenhuma irregularidade. Quando as embalagens de vidro de bebidas não são descartadas corretamente, podem cair nas mãos de criminosos, que ofertam esses itens e, logo, essas garrafas vazias tornam-se ferramenta dos falsificadores”, esclarece Foja.

Dentre os setores da economia, o de bebidas alcoólicas é um dos mais impactados pela criminalidade. Por isso, há décadas, a ABRABE desenvolve iniciativas de combate ao mercado ilegal, com atuação reconhecida por meio do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria, concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) em 2021. 

A entidade ainda promove treinamentos voltados para autoridades que atuam na repressão dessa prática, como profissionais da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Procons.

Os consumidores que se depararem com esse tipo de crime podem denunciar pelo e-mail denuncie@abrabe.org.br.

 

Sobre a ABRABE

Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias. Atualmente, são 36 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais, que, juntas, representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A ABRABE atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável entre bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!