Dia do Bibliotecário é lembrado com prêmio e palestras

Foto: Regina Celi, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região (Foto divulgação)

Profissão deve crescer nos próximos anos, devido a  Lei 12.244/2010, que determina que todas as instituições de ensino públicas e particulares do Brasil tenham bibliotecas até 2020

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março,  o  Conselho Regional  de Biblioteconomia 8ª região  vai realizar vários eventos em São Paulo (capital) e nas cidades de Lorena, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto.

Na capital paulista, o Sesc 24 de Maio  receberá a palestra “O Bibliotecário na era da informação de dados”, do Prof. Dr. Adilson Luiz Pinto, professor da UFSC. Com direito a um pocket show com o ator e poeta Gero Camilo.

Também será realizada a XIII edição do Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia Paulista, uma homenagem à bibliotecária Laura Russo, falecida em 2001 e uma das responsáveis pela regularização da profissão na década de 1950.  O prêmio objetiva homenagear profissionais e instituições que tenham se destacado em ações de promoção, divulgação e inovação nas bibliotecas paulistas.

O tema deste ano da premiação (Biblioteca Escolar para Todos) destaca o papel da biblioteca escolar como instituição educadora com impacto na formação global do indivíduo. Além de beneficiar a profissão, o prêmio objetiva valorizar os profissionais de destaque no mercado. A inscrição é gratuita e vai até 11 de março, pelo e-mail crb8@crb8.org.br.

“Queremos trazer à tona discussões pertinentes ao dia a dia dos profissionais . Serão debatidas nesses eventos questões relativas ao fazer bibliotecário, o [re]pensar em novas possibilidades para a profissão, e as bibliotecas escolares, públicas, universitárias e especializadas”, explica a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, Regina Celi de Sousa.

Uma carreira em Ascensão:

A Lei 12.244 regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.

Portanto, é  uma profissão que crescerá.  Mas não só por motivo da Lei, em tempos de big data, cresce a demanda por profissionais que saibam trabalhar com inteligência artificial, com grandes volumes de informação a uma velocidade cada vez maior. Não é à toa que formados em Biblioteconomia vem ganhando espaço também em vários setores da iniciativa privada.

E, como outras áreas, a biblioteconomia também passa por grandes mudanças. Hoje, alguns temas da profissão incluem como visualizar e quantificar dados, analisar o comportamento de redes sociais e a gestão da documentação. Na essência, porém, algo se manteve: Bibliotecário é quem sabe cuidar de grandes acervos, sejam eles impressos ou digitais.

Serviço: Dia do Bibliotecário 2019 – Programação:

São Paulo

Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República

Data e horário: 12 de março de 2019, 18h45.

Palestra:  “O Bibliotecário na era da informação de dados”-Adilson Luiz Pinto 

Pocket show: Gero  Camilo  

Entrega do  XIII Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia

Coquetel : será oferecido aos convidados na área da entrada do auditório

Inscrições: http://www.crb8.org.br/dia-do-bibliotecario-sao-paulo-capital/

Encerramento das comemorações16/03 – das 9h às 13h – Oficina sobre gestão do conhecimento, com o bibliotecário Leonardo Souto, do BNDES, durante o Café Booleano – Local: Auditório do Museu da Cidade de SP – Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé – SP Inscrições:  http://www.crb8.org.br/cafe-booleano-2019/

 

Interior: 

Campinas:  11 de março, 17h

Palestra: O Bibliotecário e a visualização de dados informacionais – Prof. Dr. Adilson Luiz Pinto, da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC)

Local: Escola e Faculdade de Tecnologia Senai  “Roberto Mange” – Auditório (Rua Pastor Cícero C. de Lima, 71, São Bernardo, Campinas)

 

Lorena: 11 de marco, 20h

Palestra: As inovações na catalogação bibliográfica – Prof. Dr. Fernando Modesto (USP/ECA)

Local: Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA – Auditório Clarice Lispector (Av. Peixoto de Castro, 539, Vila Celeste, Lorena)

 

Ribeirão Preto: 12 de março, 19h

Palestra: lnovação e Empreendedorismo – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta (USP/ECA)

Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- FFCLRP/USP, Anfiteatro André Jacquemim

 

São Carlos: 13 de março, 19h

Palestra: A biblioteca do futuro e o profissional da informação – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta (USP/ECA)

Local: Universidade Federal de São Carlos UFSCAR – Anfiteatro Bento Prado Jr. – Avenida Biblioteca Comunitária (área norte da UFSCAR/Campus São Carlos). 

Inscrições: http://www.crb8.org.br/convite-dia-do-bibliotecario-interior/

Comentários

Notícias relacionadas