26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dia de Combate ao Tagabismo: Prefeitura mantém grupos terapêuticos

Compartilhe essa notícia!

No próximo sábado (31) é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Tabagismo. O município, por meio da Secretaria de Saúde, mantém o Programa Saúde Sem Tabaco. A iniciativa é realizada em parceria como INCA (Instituto Nacional do Câncer) e o CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas). Até o momento já foram realizados 12 grupos, um total de 180 pacientes atendidos. Destes, aproximadamente 90 deixaram de fumar.

Segundo o coordenador do Programa, Dr. Antônio Detoni, esse número está acima da média dos dados estatísticos de âmbito nacional, fornecidos pelo INCA, que oscilam entre 35 e 45%. “O programa está tendo cada vez mais procura, com pacientes aguardando em lista de espera para os próximos grupos. Cada turma atende em média 15 pessoas, com duração aproximada de dois meses e meio. As palestras duram aproximadamente 90 minutos”, explicou.

Os grupos contam com uma equipe multidisciplinar, composta por médico, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD, em São Paulo. Mais quatro profissionais da Secretaria foram recentemente capacitados, o que deverá possibilitar a ampliação do atendimento no Programa, possibilitando a formação de novas turmas.

Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), localizado na Rua Antônio Frederico Ozanan, 45, na Vila Pires.

Tabagismo

O tabagismo é uma doença evitável, que direta ou indiretamente leva à morte milhares de pessoas, pois a fumaça do mesmo é uma mistura de cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas, a maioria delas cancerígenas e que atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos. “A tentativa de modificação desse cenário só é possível por meio de políticas públicas de promoção a saúde, e nesse sentido, os governos Federal, Estaduais e Municipais vêm buscando estratégias para atingir toda a sociedade”, finalizou Detoni.

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!