SB24Horas

Notícias na hora certa!

Dia das mães deve impulsionar crescimento de 19% nas vendas de shoppings

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers setor tem projeção positiva

 

Gratidão, esse é o sentimento que rege o dia das mães, uma das datas mais importantes nos lares de todo o país, mas também a segunda data mais significativa para o varejo, que tem para o ano de 2022  estimativa de crescimento de 19% nas vendas, em relação ao ano anterior, segundo dados da pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

 

A associação espera  que o setor  movimente cerca de R$ 4,9 bilhões de reais em compras. Caso sejam confirmadas as expectativas, isso representa um faturamento 12% maior do que o alcançado em 2019, com  um crescimento real na economia do país  de 2,5% registrado após o início da crise sanitária de Covid-19.

 

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. “A inflação e o desemprego foram citados por 42% dos respondentes como fatores externos que mais devem limitar o consumo no Dia das Mães, mas mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para a data”, diz presidente.

 

Daniel Lima, gerente de Marketing do Shopping Praça da Moça, em Diadema, no Grande ABC, diz que o empreendimento espera um aumento entre 15% e 20% no  fluxo de clientes durante essa semana. “Nós recebemos uma média de 25.000 visitantes por dia  no mall, a expectativa do Shopping e lojistas para esse Dia  das Mães é muito positiva, afinal, todo mundo tem alguém especial para presentear”.

 

Mas o que comprar para a pessoa que dedicou muito tempo de sua vida a educar e amar? A Abrasce, diz que para este ano o ticket médio de consumo gira em torno de R $250,00 reais. Para Aline Santana, consultora de RH, o momento vale o esforço para um bom presente. “Todo ano eu me organizo para presentear a minha mãe com algo especial, mesmo que ela diga que não precisa, a questão não gira em torno do valor do presente, mas sim do meu amor e gratidão, por ela, que merece sempre o melhor.”

 

Itens de beleza são os mais procurados na hora da compra, a pesquisa aponta que  “Perfumaria e Cosméticos” tem  95% de procura, na sequência de “vestuário”, com 81%, “joalheria”, 73%, e “calçados” com 71%.

 

De acordo com a gerente de marketing do Shopping Penha, Renata Barros, investir em ações e promoções especiais para a ocasião tem sido uma estratégia para atrair consumidores.”A data é também importante para nós, que pensamos em proporcionar melhores oportunidades de compra para os clientes do empreendimento, já que o dia das mães celebra o amor entre as famílias, e o presente é só mais uma maneira de dizer isso”.

 

Sobre o Grupo AD

 

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 40 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 30 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Além do marketplace para shoppings, o Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.

O Shopping Penha também conta com o Certificado Internacional REC Standard (I-Rec), que reconhece que 100% da energia consumida pelo empreendimento é proveniente de fontes renováveis.