Por Dr. Márcio Salmito
A queixa tontura é a segunda mais frequente do ser humano, mas ainda representa um desafio para muitos médicos. Não é raro que pacientes com esta reclamação permaneçam muito tempo sofrendo antes de encontrar o correto tratamento. Labirintite verdadeira é uma doença raríssima, porém muito frequentemente responsabilizada, equivocadamente, em episódios de tontura. Há, na verdade, diversas doenças diferentes do labirinto, cada uma delas com um tratamento específico, e a labirintite não está nem entre as 10 causas mais frequentes detectadas nos consultórios.
Muitos pacientes recebem o diagnóstico de labirintite como se houvesse uma única entidade causadora de sintomas labirínticos, quando, na verdade, diversas doenças diferentes do labirinto humano podem ser a causa. Chamar de labirintite traz a impressão falsa de que só há uma doença do labirinto e leva ao uso de medicamentos que muitas vezes podem até piorar o caso. Além disso, muitos pacientes descrevem como tontura sintomas decorrentes de problemas cardiovasculares e neurológicos.
Por conta deste risco, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial decidiu apoiar o “Dia da Tontura”, comemorado em 22 de abril, e tendo como tema: Pare de falar labirintite. Ao longo deste mês estão sendo promovidas diversas palestras e cursos médicos de esclarecimentos do assunto, bem como transmitindo à população em geral informações importantes e alertas sobre essa queixa tão frequente e muitas vezes diagnosticada equivocadamente. Se você conhece alguém que recebeu essa avaliação de labirintite, convide-a a entrar no site da campanha e ler as informações de conscientização, assistir aos vídeos e difundir as informações: www.aborlccf.org.br/semanadatontura
SAIBA MAIS
? De forma rápida e objetiva, a definição de labirintite é: inflamação do labirinto;
? Órgão sensorial que detecta os movimentos feitos pelo ser humano, labirinto é o nome da parte interna do ouvido;
? Detectar movimentos é um sentido, assim como visão, olfato, audição, tato e paladar.
Marcio Salmito é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e coordenador do Centro de Tontura do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.