Dia da Mulher será marcado com eventos da Saúde

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher e Educação Permanente, inicia nesta quinta-feira (6) ações às mulheres barbarenses. Ao longo do mês uma série de atividades e eventos comemorativos serão realizados pela Administração Municipal. Até o dia 22 de março, o público feminino poderá realizar exames para detecção do câncer de colo do útero e solicitação de mamografia, além de atividades educativas.

O objetivo, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Giseli Araújo, é intensificar a divulgação à população feminina e demais pessoas para a importância da prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. “Esperamos durante este mês e por meio destas ações, um aumento considerável na procura pela oferta de coletas de citologia oncótica pelo método de papanicolaou e exames de mamografia para a população alvo”, disse.

Nesta quinta-feira (06), às 8h30, as atividades serão iniciadas, com palestra sobre Sexualidade e Prevenção de Doenças na Adolescência, ministrada pela enfermeira Giseli Araújo, no CIMCA II (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente), no Jardim Pérola, além de outra palestra sobre Câncer de Mama e Serviços Ofertados a Mulher Barbarense na Rede Municipal de Saúde, também com a enfermeira, às 19h30, no Salão Nobre da Secretaria de Educação.

Do dia 7 a 14 serão realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher diversas atividades para a mulher, como apresentação de vídeos, cartazes, distribuição de materiais informativos, entre outras ações. No dia 11 ocorrerá o “Chá Árabe”, na Rede Feminina de Combate ao Câncer, com dança-terapia para mulheres diagnosticadas por câncer de mama ou outros tipos de câncer. “Contamos com a participação ativa dos nossos profissionais e dos diversos setores envolvidos, além é claro da população, na expectativa de sensibilizar todos sobre a importância da prevenção através da realização dos exames”, comentou a coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena.

Haverá também ação na Praça Central, no dia 22 de março, com o Dia “D” da Vacinação para prevenção do HPV para meninas de 11 a 13 anos. “O Centro de Referência em Saúde da Mulher estará na praça, junto com a equipe da Vigilância Epidemiológica das 8h às 17h, realizando entrega de agendamentos para mamografia e Papanicolaou, durante a vacinação das adolescentes”, frisou Giseli.

Parceria

 

Como parte da programação, a IV Caminhada pela Paz e Superação da Violência, contra a mulher será realizada no dia 8 de março, por meio do Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e Administração Municipal. “A iniciativa tem como finalidade mobilizar, realizar uma campanha contra a violência doméstica e medidas de superação da violência, socialização e informação sobre a saúde da mulher e seus direitos. A caminhada abre as festividades do Dia Internacional não apenas como uma celebração festiva, mas principalmente como memória, reflexão e história das lutas das mulheres contra todo o tipo de violência de gênero, étnica, econômica e outros. Vale lembrar que o nosso município foi fundado por uma mulher, Dona Margarida Graça Martins”, frisou a presidente do Conselho, Ione da Silva.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas