“Dia D” do Novembro Azul acontece amanhã (21)


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá neste sábado (21) o “Dia D” do movimento Novembro Azul, que consiste em uma série de ações visando à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Aberto à população, o evento será realizado das 9 às 12 horas, no Centro Médico de Especialidades, na Rua Prudente de Moraes, 231, no Centro. As atividades serão gratuitas.

 

O secretário de saúde, Dreison Iatarola, ressaltou que a iniciativa visa orientar sobre o  câncer de próstata, além de outras doenças. “O governo do prefeito Denis Andia tem intensificado as ações na promoção e prevenção na área da Saúde, além de diversos investimentos. Além do câncer de próstata, é importante nesta data lembrar-se da prevenção e controle de outras doenças, entre elas, a pressão alta e a diabetes. Enfim, trata-se de um momento que chamamos a atenção do público masculino para a necessidade dos cuidados com a sua saúde”, explicou.

 

Coordenada pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Atenção Especializada, o Dia D contará com bate papo com médicos especialistas, orientações sobre alimentação saudável, tabagismo, câncer bucal e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), entre outros assuntos, aferição de pressão arterial, sessões de massagem e cortes de cabelo (exclusivo para os homens).

 

Durante todo o mês, a população conta com diversos serviços relacionados à saúde do homem, com acolhimento, palestras, orientações em grupo e individuais, entre outras ações educativas. Os serviços são oferecidos nas UBSs e no Centro de Especialidades Médicas. Os locais receberam decoração especial nos murais e materiais informativos sobre o tema.

 

Nesta semana, os agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) realizaram o “Pedágio da Saúde” com orientações em pontos específicos da cidade. A iniciativa consiste na orientação nos semáforos e foi realizada em regiões próximas as UBSs “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon, “Amália Salvador Dal’Bello, no São Fernando, “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul e Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, na Vila Linópolis, unidades que contam com o Programa Saúde da Família.

 

Outras ações do Município

 

As UBSs do município realizam periodicamente Sala de Espera Ativa do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata. Os encontros ocorrem de acordo com cronograma pré-estabelecido em cada uma das unidades. A proposta é incentivar homens com idade acima de 50 anos ou que tenham histórico da doença na família a realizar os exames preventivos.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas