21 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dia D’ da Multivacinação em Nova Odessa imuniza 989 moradores; ‘mutirões’ continuam aos sábados

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa imunizou no sábado (06/05), durante o “Dia D” da Campanha de Multivacinação, 989 moradores. Desse total, 462 doses foram das vacinas contra a Covid-19, 503 contra da gripe (vírus Influenza) e 94 outros tipos de vacina “de rotina”. A imunização aconteceu das 8h às 16h em quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município – do Centro, Jardim São Jorge, Jardim Alvorada e Jardim Marajoara.

 

“Foi muito positivo esse ‘Dia D’, porque além dos imunizantes contra gripe (Influenza) e Covid-19, os profissionais aplicaram outras vacinas, visando completar o esquema vacinal e atualizar a carteirinha de vacinação de todas as faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos”, disse a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano. Lembrando que a imunização prossegue diariamente nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

E, além do atendimento nos dias da semana, a Secretaria segue promovendo “mutirões” de multivacinação aos sábados, sempre das 7h às 12h, intercalando as UBSs da Rede Municipal, para cobrir todas as regiões do município.

 

Neste mês de maio, por exemplo, os mutirões ocorrerão nas UBSs do Jardim São Francisco 20/05 e Jardim São Jorge (27/05). Em junho a programação contempla as UBSs do Jardim Marajoara (03/06), Nossa Senhora de Fátima (10/06) e Centro (24/06). Para o mês de julho os mutirões ocorrerão nas UBSs do Jardim São Jorge (01/07), Jardim São Manoel (08/07), Jardim São Francisco (15/07), Jardim Alvorada (22/07) e Jardim Marajoara (29/07). O calendário se encerra em agosto nas UBSs do Jardim Nossa Senhora de Fátima (05/08), Centro (12/08), Jardim São Jorge (19/08) e Jardim São Manoel (26/08).

 

Para tomar a vacina da gripe, não é necessário manter intervalo com outra vacina (nem mesmo a da Covid-19), ou seja, as pessoas dessa faixa etária podem tomar a dose de reforço junto ao imunizante gripal. “A vacina contra o vírus Influenza é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas”, afirma a secretária.

 

O imunizante da gripe comum segue sendo aplicado em idosos (60+), gestantes e puérperas, trabalhadores da Saúde e da Educação, criança (6 meses a 5 anos), pessoas portadoras de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores transporte coletivo, trabalhadores dos setores de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades para a gripe: diabetes; imunossupressão, obesos (grau III), transplantados, portadores de trissomias e pessoas com doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas.

 

Já contra a Covid e a Bivalente devem se vacinar qualquer pessoa com 18 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas (12+), pessoas com deficiência permanente (12+), pessoas com comorbidades para a Covid-19 (12+): diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão (uso contínuo de medicação), insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias, obesidade mórbida (IMC ≥ 40), síndrome de Down e outras síndromes genéticas e doenças hepáticas crônicas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!