fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Designer explica quais os pontos mais importantes para o projeto de uma cozinha

Ambiente que une os aspectos de utilidade, social e estético precisa de atenções especiais ao ser planejado

A cozinha precisa de atenção especial em um projeto, é nesse espaço que são feitas as refeições, que se reúne a família para as refeições diárias e os amigos para as ocasiões especiais. Sendo assim a cozinha acumula além do caráter de serviço na casa, ela ganha um valor social e equilibrar as duas características é essencial para um projeto de sucesso.

A designer de interiores Marli Assis explica quais são as principais definições para esse espaço. “O mais importante é pensar na organização e na funcionalidade, como um ambiente de serviço, ele precisa otimizar as tarefas, em especial oferecendo segurança e facilidade de limpeza”, ressalta a especialista.

Sobre o planejamento, Marli detalha. “Como em todo projeto o primeiro passo é identificar as medidas da área e as entradas de portas e janelas, logo em seguida verificamos a presença dos sistemas de abastecimento de água e gás além das instalações elétricas para tomadas e iluminação”, conta a designer.

A separação das funções do ambiente também é um fator relevante na cozinha. “A partir da análise do espaço disponível e das instalações começamos a pensar na disposição dos itens como fogões, fornos, pias e prateleiras. Essa organização busca dividir a cozinha em áreas de trabalho que facilitam as operações. O forno precisa estar próximo às bancadas; a pia, distante das prateleiras e armários de madeira ou das áreas quentes da cozinha”, exemplifica Marli.

A iluminação complementa o caráter funcional da cozinha. “A luz precisa ser eficiente, chegar a todos os cantos sem sombras, pontos escuros são menos utilizados, dificultam a limpeza e podem oferecer risco na manipulação de facas ou no uso do fogão. Em geral é recomendado o uso de lâmpadas brancas, que distribuam a iluminação e o complemento de pendentes de cores mais quentes em bancadas para dar mais vida e aconchego ao ambiente”, detalha a profissional.

Site: www.marliassis.com.br

Comentários