A população cadastrada no canal oficial de mensagens do órgão pelo WhatsApp envia mensagens sobre possibilidade de enchentes, deslizamentos e outros problemas urbanos, além de contar com mais de 74 mil usuários ativos
As chuvas dos meses de verão reforçam a importância de sistemas que garantem a comunicação e a prevenção de riscos em cenários de desastres naturais, como as enchentes. Um exemplo disto é a ferramenta de alertas que a Defesa Civil, em parceria com a Robbu e o WhatsApp, disponibiliza à população para recebimento e envio de mensagens por meio do aplicativo para informar, em tempo real, sobre as possibilidades de enchentes, deslizamentos e outros problemas urbanos.
Nos primeiros meses de 2023, por exemplo, a Defesa Civil Nacional enviou 5.916.869 alertas para os usuários a partir de sua conta oficial no WhatsApp informando sobre a possibilidade de ocorrência de desastres naturais. A região que teve o maior número de mensagens enviadas foi a Sudeste, com 50,9%. Atualmente, o órgão tem 74.061 usuários ativos em seu banco de dados para o recebimento dos alertas via aplicativo de mensagens.
O chatbot responsável pelos alertas é fruto de uma parceria entre a Robbu, o WhatsApp e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). É possível receber as mensagens também por meio de SMS, TV por assinatura, Google e Telegram.
“Manter esse canal de comunicação aberto – entre gestão pública e cidadãos – é essencial para a segurança da população nessas situações. Isso porque, o projeto permite que todos estejam preparados e cientes dos dias com mais riscos, o que direciona as pessoas a se reprogramar e buscar um lugar seguro”, diz Francisco Dabus, diretor Comercial da Robbu.
Como se cadastrar?
Para receber os alertas, é preciso que o usuário envie uma mensagem para o telefone (61) 2034-4611. Após esse envio, será possível compartilhar a localização atual, ou escolher outras localidades, que sejam do interesse, para ficar por dentro das notificações.





VEJA TAMBÉM
Morte de trabalhador em fábrica de açaí no Amazonas reacende debate sobre responsabilidade em acidentes de trabalho
Fhoresp aposta em retomada após crise do metanol e propõe dez ações para mitigar adulteração de bebidas
URGENTE: Risco de desabamento na Zona Leste de São Paulo coloca 600 vidas em perigo