28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dengue: Prefeitura de Santa Bárbara conclui avaliação de densidade larvária

Compartilhe essa notícia!

Resultado do Índice de Breteau do Município foi de 0,2

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Departamento de Vigilância em Zoonoses, concluiu na última semana a avaliação de densidade larvária do Município. Essa atividade consiste em visitar imóveis sorteados em toda área urbana do município, para estimar o grau de infestação de mosquitos. O levantamento foi realizado em 3,5 mil imóveis para a identificação do Índice de Breteau (IB) – que avalia a relação entre os criadouros com larvas de Aedes aegypti e os imóveis vistoriados. O resultado da avaliação em Santa Bárbara foi de 0,2.

De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, resultados menores que 1 são considerados satisfatórios, entre 1 e 3,9, de alerta e acima de 3,9 são classificados como risco. Geralmente, as avaliações realizadas em janeiro são aquelas que apresentam os maiores índices. Em Santa Bárbara, o IB de janeiro foi de 2,8. Já em julho do último ano, o índice registrado foi um pouco superior ao deste mês: 0,5. Estes resultados ilustram a oscilação da infestação do mosquito ao longo do ano, sendo maior nos meses mais quentes e menor nos mais frios.

Ações

Paralelo à Avaliação de Densidade Larvária, o Departamento de Vigilância em Zoonoses segue com as ações intensificadas no combate ao mosquito Aedes aegypti em várias regiões do Município. O trabalho ininterrupto tem o objetivo de eliminar os focos do mosquito e consequentemente diminuir os riscos de transmissão da dengue e de outras arboviroses, por meio de visitas casa a casa para vistoria dos imóveis e orientação aos moradores e nebulização em áreas com casos confirmados ou suspeitos.

Outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano no Município. Além dos serviços descritos, também são promovidas: visitas aos Pontos Estratégicos (locais com alta probabilidade de proliferação de mosquitos, como ferros-velhos, borracharias, recicladores, floriculturas, cemitérios, entre outros); monitoramento entomológico com uso de ovitrampas (armadilhas para ovos de mosquito) e visitas em Imóveis Especiais (locais com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde, supermercados, shoppings, centros comunitários, igrejas, entre outros).

Prevenção

Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. É dever de todos eliminar os criadouros.

– Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;

– Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;

– Limpar as calhas e caixas d’água;

– Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;

– Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;

– Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;

– Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;

– Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;

– Usar telas nas caixas d’água;

– Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar – já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

Para mais informações, o cidadão deve entrar em contato com o Setor de Combate de Vetores pelo telefone 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!